OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA MATEMÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Érika Patrícia Oliveira Silva Cabral
  • Co-autores
  • Eliana Dias Leal , Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Resumo
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    O estudo aqui apresentado, foi elaborado por meio de uma breve Revisão de Literatura calcada em artigos, dissertações e teses da base de dados do Catálogo de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), desenvolvido durante a disciplina Prática Pedagógica em Matemática, ministrada no 2ª semestre de 2022, no Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Este artigo teve como objetivo investigar os desafios da prática docente no ensino da Matemática Inclusiva. Nossa investigação fundamentou-se, teoricamente em Brasil (2018) e nos estudos de Andrade (2008), Dutra (2021) e Forlin (2010). Após uma revisão dos princípios para a prática inclusiva nas escolas, compartilhamos a literatura relacionada, que foram focadas em como os sistemas escolares empregaram esses princípios durante o processo educacional que se conecta firmemente com o domínio de professores, alunos e suas necessidades cotidianas. Concluímos, com algumas recomendações importantes que possibilitem a aproximação do saber científico com a realidade prática da sala de aula e que busquem por processo de ensino e aprendizagem com equidade e assim, poderemos ter um competente desenvolvimento futuro de uma Matemática inclusiva nas escolas.

     

  • Palavras-chave
  • Matemática Inclusiva. Prática Docente. Ensino e Aprendizagem.
  • Área Temática
  • Educação matemática
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