O presente relato de experiência apresenta uma proposta de trabalho realizada no mês da Consciência Negra, com alunos do 9º ano, durante as aulas de Ensino Religioso. Essa proposta surgiu da necessidade de provocar nos alunos o envolvimento pela temática história e cultura africana e afro-brasileira. Utilizando da metodologia de sala de aula invertida, onde os alunos são protagonistas na produção do conhecimento. A lei n. 10.639 de 2003 que, alterou a Lei de diretrizes e bases da educação, traz a obrigatoriedade desta temática no curriculo escolar do Ensino Fundamental, das escolas públicas e privadas, deste modo, cabe ao professor promover práticas pedagógicas que contemplem tal dispositivo. O envolvimento e participação dos alunos na realização do trabalho foi, sem dúvida, o ponto principal para o sucesso do mesmo. Com a produção dos murais foi possível levar a apreciação da comunidade escolar um pouco dos resultados da pesquisa.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica