A diversidade étnico-racial e de gênero constitui matéria de fundamental importância a ser tratada nos processos formativos da escola básica. Isso porque a diversidade é uma marca da nossa sociedade (GOMES E SILVA, 2006) e a educação escolar exerce relevante papel na constituição de identidades de classe, de raça, de gênero (LOURO, 2010). Nesse bojo, o currículo escolar ocupa lugar central e o livro didático ganha espaço de destaque uma vez que este recurso é amplamente utilizado como instrumento para mediação dos conteúdos escolares. Conteúdos, que conforme determina a Lei Federal Nº 11645/2008, devem contemplar o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, promovendo a educação étnico-racial. Examinar como são tratadas questões alusivas à diversidade étnico-racial e de gênero em livros didáticos de história do ensino fundamental é o propósito da presente pesquisa, que se encontra em andamento. A metodologia da pesquisa abarca revisão bibliográfica e análise documental. A análise documental incidirá sobre duas coleções de livros didáticos de história dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. A seleção das coleções toma como principal critério sua representatividade nas escolas estaduais na cidade de Montes Claros-MG, ou seja, o fato de serem as coleções selecionadas pelo maior número de escolas da rede no último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Assim, realizamos um levantamento junto à Superintendência Regional de Ensino e foram enviados e-mails para todas as escolas da cidade que ofertam ensino fundamental. Do total de 59 e-mails enviados, obtivemos um retorno de 36. Tabulamos os dados e organizamos um ranking das coleções/editoras escolhidas. Em relação aos anos iniciais as coleções selecionadas foram as seguintes: 1º lugar: Ápis Mais (Ática); 2º lugar: A conquista da História (FTD); 3º lugar: Bem-me-quer (Editora do Brasil). Em relação aos anos finais as coleções mais escolhidas foram: 1º lugar: História, sociedade e cidadania (FTD); 2º lugar: Aribá Mais História (Moderna); 3º lugar: Teláris (Ática e Scipione) e Estudar História (Moderna). Os dados revelam a prevalência de editoras que historicamente registram uma regularidade de vendas no PNLD, apontando a relevância de estudos que examinem o conteúdo dos livros que são elaborados por representantes privados para serem utilizados em espaços públicos de educação. (CASSIANO, 2005; HÖFLING, 1993; 2000). Ademais, a análise do conteúdo das coleções, próxima etapa da pesquisa, mostra-se fundamental para desvelar preconceitos, hierarquias e silenciamentos nesse que é um recurso tão presente na formação dos estudantes.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica