DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Mônica Maria Teixeira Amorim
  • Co-autores
  • Júlia Alkimim Teixeira , Isabela Soares Souza
  • Resumo
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    A diversidade étnico-racial e de gênero constitui matéria de fundamental importância a ser tratada nos processos formativos da escola básica. Isso porque a diversidade é uma marca da nossa sociedade (GOMES E SILVA, 2006) e a educação escolar exerce relevante papel na constituição de identidades de classe, de raça, de gênero (LOURO, 2010). Nesse bojo, o currículo escolar ocupa lugar central e o livro didático ganha espaço de destaque uma vez que este recurso é amplamente utilizado como instrumento para mediação dos conteúdos escolares. Conteúdos, que conforme determina a Lei Federal Nº 11645/2008, devem contemplar o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, promovendo a educação étnico-racial. Examinar como são tratadas questões alusivas à diversidade étnico-racial e de gênero em livros didáticos de história do ensino fundamental é o propósito da presente pesquisa, que se encontra em andamento. A metodologia da pesquisa abarca revisão bibliográfica e análise documental. A análise documental incidirá sobre duas coleções de livros didáticos de história dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. A seleção das coleções toma como principal critério sua representatividade nas escolas estaduais na cidade de Montes Claros-MG, ou seja, o fato de serem as coleções selecionadas pelo maior número de escolas da rede no último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Assim, realizamos um levantamento junto à Superintendência Regional de Ensino e foram enviados e-mails para todas as escolas da cidade que ofertam ensino fundamental. Do total de 59 e-mails enviados, obtivemos um retorno de 36. Tabulamos os dados e organizamos um ranking das coleções/editoras escolhidas. Em relação aos anos iniciais as coleções selecionadas foram as seguintes: 1º lugar: Ápis Mais (Ática); 2º lugar: A conquista da História (FTD); 3º lugar: Bem-me-quer (Editora do Brasil). Em relação aos anos finais as coleções mais escolhidas foram: 1º lugar: História, sociedade e cidadania (FTD); 2º lugar: Aribá Mais História (Moderna); 3º lugar: Teláris (Ática e Scipione) e Estudar História (Moderna). Os dados revelam a prevalência de editoras que historicamente registram uma regularidade de vendas no PNLD, apontando a relevância de estudos que examinem o conteúdo dos livros que são elaborados por representantes privados para serem utilizados em espaços públicos de educação. (CASSIANO, 2005; HÖFLING, 1993; 2000). Ademais, a análise do conteúdo das coleções, próxima etapa da pesquisa, mostra-se fundamental para desvelar preconceitos, hierarquias e silenciamentos nesse que é um recurso tão presente na formação dos estudantes.

     

     

  • Palavras-chave
  • Ensino fundamental; Livro didático; Diversidade.
  • Área Temática
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
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