Este trabalho tem como objetivo analisar os avanços e retrocessos nas políticas de acessibilidade definidas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Como problemática levantamos a seguinte questão: Como os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) dos anos de 2017 e 2022 da Unimontes traçam as metas e objetivos para acessibilidade dos discentes? Concluímos que a cada cinco anos, a Unimontes elabora o PDI com metas e objetivos em várias áreas da instituição. No PDI do ano de 2017 foram elaboradas 16 metas, estruturadas em 8 eixos com várias ações práticas para cada meta. Já no PDI do ano de 2022, foi estabelecido apenas um objetivo contendo 3 metas e nenhuma ação prática para o cumprimento dessas metas. Não há também uma demonstração clara de que as metas do PDI de 2017 foram atingidas ou não. Neste sentido, este estudo requer maior aprofundamento em investigar se as metas e ações apontadas na primeira edição do PDI foram implantadas e porque as referidas metas e objetivos foram excluídos do documento vigente (2022-2026).
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica