A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A CIÊNCIA CIDADÃ:UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE-CAMPUS ARACAJU

  • Autor
  • Joelma Campos Santos Barros
  • Co-autores
  • José Franco de Azevedo
  • Resumo
  • O estudo tem por objetivo geral analisar as principais dificuldades encontradas no  processo de ensino-aprendizagem do Proeja, na turma de 3º Ano  do Curso Técnico em Desenho de Construção Civil (DCC),na forma Integrada, do Instituto Federal de Sergipe Campus Aracaju.Nesta direção,como problema central inquirido, busca-se responder:Quais as principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem  do Proeja, na turma de 3º ano, durante a realização do Curso Técnico de Nível Médio em Desenho de Construção Cívil, na forma Integrada, do IFS Campus Aracaju?Portanto,para desenvolver o estudo na referida modalidade,senti motivada , por ser um viés na minha formação acadêmica, que é a pedagogia e por ser uma tematica de grande relevância no fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. Vi-me a oportunidade de aprofundar os estudos de propor soluções, propostas pedagógicas de trabalho com o PROEJA e tentar compreender os docentes e cada discente a partir de suas experiências de vida.Assim,a  Educação de Jovens e Adultos regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do Ministério da Educação, modalidade da educação conhecida como EJA, atende  um público que por algum motivo, não completou sua escolarização na idade regulamentar.Nessa direção,o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), tem como princípio básico oferecer cursos que proporcionem formação profissional com escolarização para aqueles que,por questões diversas,de ordens sociais,econômicas, culturais e familiares, não tiveram oportunidade de  se escolarizar na faixa etária ideal e regular.

  • Palavras-chave
  • Educação Profissional de Jovens e Adultos, Ciência Cidadã, Ensino- Aprendizagem.
  • Área Temática
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
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