Para Luckesi (2011) a avaliação da aprendizagem é um termo relativamente novo. Surge em 1930, pelo educador norte-americano Ralph Tyler, que apresentou esta expressão sendo um cuidado necessário que os educadores deveriam ter com a aprendizagem de seus alunos. Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica é pouco pesquisado no campo científico do ProfEPT, conforme constata-se no Observatório do Programa1, onde há o registro de mil cento e cinquenta e sete dissertações e apenas seis pesquisas sobre a avaliação da aprendizagem na EPT. Desta forma, percebemos a necessidade de estudos a respeito do tema na Educação Profissional e Tecnlógica. Essa investigação tem como objetivo, analisar a avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, sob a ótica dos estudantes do Curso Técnico em Serviços Jurídicos, modalidade subsequente/concomitante, do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa fundamenta-se em autores como Saviani (2005), Gugelin (2015), Hoffmann (2015), Luckesi (2011), Viella, Spessatto e Almeida (2015), Campolin (2019) e Haydt (2008), entre outros. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. A investigação será realizada no IF Sudeste/MG - Campus Rio Pomba, sendo os participantes os discentes do curso Técnico em Serviços Jurídicos, modalidade subsequente/concomitante, como instrumento de coleta de dados serão utilizadas pesquisas bibliográfica e documental, questionários e entrevistas. Destacamos a relevância desse estudo por considerarmos o tema avaliação da aprendizagem por ser uma prática educativa, considerada uma ferramenta mediadora do ensino-aprendizagem, devendo ser indissociável à educação, um processo contínuo e necessário para a formação do sujeito, permitindo o direcionamento dos conhecimentos para o mundo do trabalho e para as vivências sociais.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica