A escola é um contexto diferenciado e com características próprias, é um espaço privilegiado para a inclusão. Quando se pensa sobre a importância da educação inclusiva junto a escola é visível uma grande conquista, pois a tempos atrás pessoas com neurodiversidades não era vista de forma sociável e não podia frequentar uma instituição escolar, eram rotuladas como uma aberração e incapaz. Entretanto ao logo do processo histórico muitas coisas foram aperfeiçoandas, como também conquistadas, e nessa caminhada veem surgindo recursos e serviços. Neste sentido, este trabalho foi embasado em artigo de revisão, assim sendo a tecnologia assistiva que emerge como uma área do conhecimento e de pesquisa, onde mostra um importante horizonte de novas possibilidades para a autonomia e inclusão social de pessoas com neurodiversidades. Assim sendo a pesquisa foi operacionalizada por artigos científicos, teses, livros entre outros. Assim a pesquisa fundamentou-se em obras de Galvão Filho, Bersch, Rozimar Bartoline, entre outros. Como resultado destaca-se a tecnologia como grande aliada para o desenvolvimento e aprendizagem de neurodivergentes e, também, conquistas no processo de apropriação da tecnologia assistiva. Foi possível detectar e analisar a tecnologia assistiva tornando-se de suma importância através de seus recursos e serviços, possibilitando as pessoas que tenha alguma neurodiversidades ou mobilidades seja leve ou severa a serem incluídas na sociedade como também em instituições escolares entre outros. Bem como descobre-se que seus recursos e serviços devem ter a participação de todos os envolvidos no processo e decisões sobre a implementação de TA. Portanto o trabalho tem como objetivo contribuir de forma significativa a tecnologia assistiva para o desenvolvimento na educação inclusiva, garantindo as pessoas com necessidades especiais a aumentar seus pontos fortes e demonstrar suas habilidades. Além disso, a tecnologia assistiva pode promover a autoconfiança e a sensação de independência, fatores muitos importantes para os pais, professores e alunos. E evidenciar que todos podem ter uma vida produtiva como também ser inserida na sociedade. Desse modo dando a elas o direito de estar em ambientes que antes não poderiam, proporcionando uma perspectiva de vida, saudável e de transformações.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica