Os processos educativos nas festas Canoeiros Maxakali

  • Autor
  • Patrícia Murta Loyola
  • Resumo
  • Eu, cacica do povo Canoeiros Maxakali, e mestranda do PPGE-Unimontes com o prof. Horácio, construí o presente projeto para registrar como se dão os processos educativos nas festas do meu povo Canoeiros Maxakali. Quero, neste projeto, apresentar como as nossas festas ensinam, e o que as nossas festas ensinam. Por isso, pretendo, também, registrar diferentes saberes, “memórias” e narrativas de diversos representantes do meu povo Canoeiros Maxakali, não apenas pelos registros mencionados, mas, também, porque ele pode servir para reflexões sobre os processos educativos não escolares, e para que as escolas do município de Coronel Murta-MG possam pensar sobre esse povo indígena que vive no município, e sobre o respeito dos povos indígenas.

  • Palavras-chave
  • Processos educativos. Canoeiros Maxakali. Festas
  • Área Temática
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

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