Este relato pretende apresentar a percepção de egressas da Residência em Enfermagem Obstétrica, ofertada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF)/Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A residência iniciou em primeiro de março de 2021 e encerrou em vinte e oito de fevereiro de 2023. Os campos de atuação foram: a maternidade e o bloco obstétrico do HUCF, as unidades de Atenção Primária à Saúde do município de Montes Claros, o Centro de Referência em Doenças Infecto-contagiosas (CERDI), os hospitais Sofia Feldman em Belo Horizonte, maternidade Sagrado Coração de Jesus em Janaúba e hospital Santo Antônio em Taiobeiras. O propósito desta residência, além de trazer a possibilidade de formação continuada, também oportuniza a qualificação em serviço, além de contribuir para ressignificar as experiências pessoais na área de saúde da mulher.
Os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde constituem modalidade de ensino sob a forma de especialização Lato Sensu com regime de dedicação exclusiva (MEC, 2012). Esses programas visam preparar profissionais para atuarem no cuidado em saúde, seguindo os preceitos do Sistema Único de Saúde - SUS. O objetivo da Residência em Enfermagem Obstétrica é habilitar enfermeiras para trabalhar na área de Saúde da Mulher, com foco na assistência à gestação, parto e cuidados com o recém-nascido, desempenhando ações profissionais tanto de forma independente quanto em colaboração com outros profissionais da equipe.
Problema norteador e objetivos
Além da possibilidade de formação continuada, da oportunidade de qualificação em serviço; também se validou as vivências durante a residência no sentido de promoção do autoconhecimento e maturidade profissional.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
A metodologia da residência é baseada na aprendizagem teórico-prática. Durante o período de dois anos, o grupo formado por três enfermeiras foi acompanhado por preceptoras com ampla experiência. Em todo o percurso houve avaliação periódica de desempenho por escala de atitudes e nas diversas modalidades de avaliação.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A prática fundamentada nos processos político-pedagógicos, baseada em portarias, diretrizes e manuais de assistência ao parto, foi desenvolvida objetivando o resgate da assistência ao parto normal de forma humanizada, e também o cuidado integral à saúde da mulher e da criança.
Resultados da prática
Foi possível perceber o estímulo ao protagonismo e autonomia da enfermeira através do conhecimento para além do saber técnico, na medida em que fomos desenvolvendo autoconsciência crítica do processo ensino-aprendizagem.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o Grupo de Trabalho do COPED
A experiência proporcionou formação profissional continuada, oferta de assistência humanizada e de qualidade ao binômio mãe-bebê, como também, crescimento pessoal. A educação formal baseada em metodologias participativas conferiu importância ao conhecimento adquirido.
Considerações finais
Espera-se que esse relato de experiência contribua auxiliando no diálogo entre pares no sentido de ressignificação das vivências pessoais e profissionais, além de despertamento sobre a importância da prática educativa continuada.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica