REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DE ENFERMEIROS

  • Autor
  • Eveline Nogueira de Castro e Oliveira
  • Co-autores
  • Zilmar Santos Cardoso , Ariele Rezende Costa
  • Resumo
  • O campo do trabalho em Saúde é altamente complexo e dinâmico, constituindo-se de múltiplos processos de trabalho, além daqueles especificamente desenvolvidos pela Enfermagem (BRASIL, 2003). Essencialmente o profissional enfermeiro possui uma identidade que o aproxima da Educação, haja vista não somente a necessidade de atuação educativa nas suas relações de trabalho, mas também, enquanto busca individual de aprimoramento contínuo. Refletir sobre a formação docente do Enfermeiro atrelada à Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) é o que se pretende neste trabalho inicial de pesquisa. Foi feita, preliminarmente, uma breve revisão de literatura na busca de fundamentos teóricos para o estudo em pauta. A PHC tem como base o entendimento de que a Educação é um processo político e social e que deve estar a serviço da transformação da sociedade (SAVIANI e DUARTE, 2013). Nesse sentido, ela defende a necessidade de uma formação crítica e reflexiva dos profissionais da educação, incluindo aqueles que atuam na área da enfermagem. A profissionalização da educação nessa área sofreu influência das políticas neoliberais, o que levou à ênfase na instrumentalização técnica em detrimento da formação crítica, acarretando uma formação baseada nas especificidades da profissão, tais como a relação com o paciente, a equipe interdisciplinar, as demandas do mercado de trabalho e as políticas de saúde pública. A construção de conhecimento na formação inicial e continuada constitui uma forma de resistência ao discurso neoliberal vigente. Nesse sentido, uma conclusão preliminar de nosso estudo é que a PHC pode contribuir para essa formação ao propor uma abordagem reflexiva e transformadora nos processos educativos (MALANCHEN, 2022). E, ainda que, ao utilizar os pressupostos da PHC na formação dos profissionais de enfermagem, é possível promover uma compreensão mais ampla da profissionalização, que não se restrinja apenas à técnica, mas que inclua, essencialmente, o desenvolvimento de uma consciência crítica e renovadora da realidade social e política.

  • Palavras-chave
  • Políticas Públicas, Pedagogia Histórico-Crítica, Enfermagem, Formação Profissional.
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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