RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO PEDAGOGIA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA INICIAÇÃO DO MÓDULO I - 2022/2024

  • Autor
  • Sônia Maria Soares da Mota
  • Co-autores
  • Denice do Socorro Lopes Brito
  • Resumo
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    Relatamos a experiência vivenciada no Subprojeto de Pedagogia, Alfabetização e Letramento, em uma escola estadual, no Município de Januária, localizada no estado de Minas Gerais, no âmbito do Programa Residência Pedagógica - CAPES, desenvolvido através de parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e o Governo Federal. O Programa de Residência Pedagógica foi instituído pelo Governo Federal, de acordo com a Portaria de n° 038/2018. A finalidade da iniciativa é apoiar instituições de ensino superior na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. O programa tem por objetivo promover o aperfeiçoamento da formação prática dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura de Pedagogia através da imersão dos mesmos no espaço escolar da educação básica.

     

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica, Saberes, Alfabetização, Letramento.
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica