PERCEPÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Saulo Macedo de Oliveira
  • Co-autores
  • Rieuse Lopes Pinto , Janine Freitas Mota
  • Resumo
  • Este relato de experiência tem por objetivo propor uma reflexão sobre a importância do Estágio Curricular Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), inserida na formação do licenciando, e  como ela promove uma inclusão social e educacional desses. Como requisito obrigatório para a graduação no curso de Matemática Unimontes[1], o Estágio Supervisionado segundo o Projeto Pedagógico do Curso (2019, p. 32), visa

    (...) contribuir para que o acadêmico supere a postura de mero espectador de um processo e adote uma postura crítica e reflexiva, visando mobilizar conhecimentos e competências profissionais inerentes ao futuro professor de Matemática, possibilitando aos acadêmicos realizarem intervenções pedagógicas e desenvolverem sua autonomia e conhecimento profissional.

    Dessa forma, percebemos que o Estágio Curricular Supervisionado proporciona ao acadêmico uma oportunidade de vivenciar experiências, não somente no sentido da participação do planejamento, mas com a oportunidade de agir e organizar diversas práticas relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, no contexto da Educação Básica.

    A EJA é assegurada por lei, e tem como objetivo viabilizar um ensino e capacitação de jovens e adultos que por qualquer motivo, não tiveram oportunidade de concluir os seus estudos na idade esperada. Foi nesse espaço escolar, em que muitas pessoas têm a oportunidade de desenvolver a capacidade de ler, interpretar, pensar e desfrutar da possibilidade de recriar o mundo em sua volta, que foram realizadas as aulas do Estágio Curricular Supervisionado da disciplina Matemática.

     


    [1] Resolução 150 CEPEx/2019 – UNIMONTES.

  • Palavras-chave
  • Educação de Jovens e Adultos, Estágio Supervisionado, Relato de Experiência.
  • Área Temática
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica