Este relato de experiência tem por objetivo propor uma reflexão sobre a importância do Estágio Curricular Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), inserida na formação do licenciando, e como ela promove uma inclusão social e educacional desses. Como requisito obrigatório para a graduação no curso de Matemática – Unimontes[1], o Estágio Supervisionado segundo o Projeto Pedagógico do Curso (2019, p. 32), visa
(...) contribuir para que o acadêmico supere a postura de mero espectador de um processo e adote uma postura crítica e reflexiva, visando mobilizar conhecimentos e competências profissionais inerentes ao futuro professor de Matemática, possibilitando aos acadêmicos realizarem intervenções pedagógicas e desenvolverem sua autonomia e conhecimento profissional.
Dessa forma, percebemos que o Estágio Curricular Supervisionado proporciona ao acadêmico uma oportunidade de vivenciar experiências, não somente no sentido da participação do planejamento, mas com a oportunidade de agir e organizar diversas práticas relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, no contexto da Educação Básica.
A EJA é assegurada por lei, e tem como objetivo viabilizar um ensino e capacitação de jovens e adultos que por qualquer motivo, não tiveram oportunidade de concluir os seus estudos na idade esperada. Foi nesse espaço escolar, em que muitas pessoas têm a oportunidade de desenvolver a capacidade de ler, interpretar, pensar e desfrutar da possibilidade de recriar o mundo em sua volta, que foram realizadas as aulas do Estágio Curricular Supervisionado da disciplina Matemática.
[1] Resolução n° 150 – CEPEx/2019 – UNIMONTES.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica