MAPEAMENTO DA ABORDAGEM DA ATIVIDADE PARA CASA NA PESQUISA BRASILEIRA

  • Autor
  • Nailda Aparecida Silva
  • Resumo
  • A atividade para casa é um recurso didático comumente utilizado nas escolas brasileiras, mas acontecem poucas discussões ao seu respeito e são raras as alusões a estudos que embasem o seu uso. Nesse sentido, este trabalho buscou conhecer a abordagem dada à atividade para casa como tema de investigação em dissertações e teses. Assim, foi realizado um levantamento bibliográfico em dois repositórios, sendo filtrados os trabalhos encontrados, chegando-se a 15 trabalhos. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos referentes à prática de ensino e ao processo de aprendizagem. Com o mapeamento realizado, foi possível conhecer melhor o recurso, no entanto, as pesquisas existentes apresentam divergências sobre o uso da atividade para casa, fazendo-se necessário outros estudos para ampliação da compreensão da prática da atividade para casa.

  • Palavras-chave
  • Teses, Dissertações, Levantamento Bibliográfico, Atividade para Casa
  • Área Temática
  • Alfabetização e letramento.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica