USOS E ABUSOS: A APLICABILIDADE DO XADREZ COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

  • Autor
  • bicalholucas7@gmail.com
  • Co-autores
  • jehfsales@gmail.com , ester.pereira@unimontes.br
  • Resumo
  • O xadrez é um jogo estratégico de tabuleiro que possui caráter competitivo, disputado entre dois jogadores, caracterizados por cores opostas (branco e preto). O intuito do jogo é derrubar o “rei” do seu oponente. À vista disso, percebemos que a prática enxadrística torna-se uma estratégia pedagógica, ao desenvolver diversas habilidades e capacidades cognitivas, ao atuar no desenvolvimento social estimulado pelo raciocínio lógico dos alunos, especialmente na matemática. Nessa direção, a presente pesquisa visa analisar de que maneira o xadrez e suas práticas, no espaço escolar, aprimoram o desenvolvimento de díspares habilidades na matemática, como o aumento da capacidade cognitiva na resolução dos problemas, melhora da memória e da concentração. Este trabalho é importante, visto que a prática enxadrista insere-se como um dispositivo pedagógico relevante para o ensino e aprendizado dos estudantes, conforme apontam Almeida (2010), Silva (2010) e Christofoletti (2007). Portanto, é necessário que as escolas introduzam o xadrez como impulsionador de competências cognitivas e sociais nos alunos. A metodologia empregada é a revisão de literatura, fundamentada por meio de um levantamento bibliográfico de fontes já publicadas, no modelo de livros, periódicos (online), dissertações, revistas e teses. O principal teórico utilizado foi Sá (1994;1988;2009), pesquisador pioneiro no que tange ao xadrez no ensino de aprendizagem. Diante deste cenário, a pesquisa apresenta, como principal resultado, até o momento, que o exercício do xadrez nas escolas. Assim, identifica-se que se está começando a cristalizar a presença dessa prática em ambiente escolar, em virtude do interesse pedagógico, ao tratar o xadrez enquanto ferramenta de aprendizado em diversas disciplinas.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, Educação. Matemática, Xadrez.;
  • Área Temática
  • Educação matemática
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