O xadrez é um jogo estratégico de tabuleiro que possui caráter competitivo, disputado entre dois jogadores, caracterizados por cores opostas (branco e preto). O intuito do jogo é derrubar o “rei” do seu oponente. À vista disso, percebemos que a prática enxadrística torna-se uma estratégia pedagógica, ao desenvolver diversas habilidades e capacidades cognitivas, ao atuar no desenvolvimento social estimulado pelo raciocínio lógico dos alunos, especialmente na matemática. Nessa direção, a presente pesquisa visa analisar de que maneira o xadrez e suas práticas, no espaço escolar, aprimoram o desenvolvimento de díspares habilidades na matemática, como o aumento da capacidade cognitiva na resolução dos problemas, melhora da memória e da concentração. Este trabalho é importante, visto que a prática enxadrista insere-se como um dispositivo pedagógico relevante para o ensino e aprendizado dos estudantes, conforme apontam Almeida (2010), Silva (2010) e Christofoletti (2007). Portanto, é necessário que as escolas introduzam o xadrez como impulsionador de competências cognitivas e sociais nos alunos. A metodologia empregada é a revisão de literatura, fundamentada por meio de um levantamento bibliográfico de fontes já publicadas, no modelo de livros, periódicos (online), dissertações, revistas e teses. O principal teórico utilizado foi Sá (1994;1988;2009), pesquisador pioneiro no que tange ao xadrez no ensino de aprendizagem. Diante deste cenário, a pesquisa apresenta, como principal resultado, até o momento, que o exercício do xadrez nas escolas. Assim, identifica-se que se está começando a cristalizar a presença dessa prática em ambiente escolar, em virtude do interesse pedagógico, ao tratar o xadrez enquanto ferramenta de aprendizado em diversas disciplinas.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica