Esta pesquisa trata-se do estudo do conhecimento especializado do professor que ensinam Matemática nos anos iniciais. Justifica-se a partir dos resultados insatisfatório das avaliações externas de longa escala em relação à Matemática nas escolas básicas. Tendo em vista a contribuição para a formação de professores e para a melhoria do ensino de Matemática busca-se responder: quais conhecimentos especializados, conforme o Modelo do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK), podem ser mobilizados pelos professores, durantes as aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em quatro escolas da rede municipal, em Januária-MG? O objetivo principal é identificar que conhecimentos especializados são mobilizados nas aulas de Matemática e como eles refletem na prática de ensino dos docentes. O MTSK, é um modelo desenvolvido por José Carrillo et. al (2018) que enfatiza a importância de uma compreensão profunda das habilidades e estratégias de ensino específicas para a Matemática, bem como uma compreensão dos erros comuns dos alunos e das melhores práticas de ensino. Conforme Machado e D’Ambrósio (2014), a Matemática desempenha um papel fundamental na formação do indivíduo, já que articula a expressão e comunicação dos fenômenos da realidade. Através dela, é possível analisar argumentos e sintetizar informações para tomar decisões e resolver problemas concretos do mundo real. Para alcançar seus objetivos no âmbito educacional, é necessário que os professores estejam preparados. Assim sendo, com base nas concepções de Gomes e Silva (2007), o processo de formação de professores deve ser contínuo e ocorrer em diferentes fases. Desse modo, conforme Carrillo et. al (2018) para auxiliar na construção de saberes dos estudantes, os docentes, precisam de conhecimentos matemáticos, conhecimentos pedagógicos de conteúdo, sendo que crenças de como se ensina e aprende Matemática estão no centro do processo. Será uma pesquisa de campo, tipo exploratória, de abordagem qualitativa. Os professores de quatro escolas, do perímetro urbano de Januária, serão os sujeitos participantes. Para a coleta de dados, realizará entrevista semiestruturada, observação sistemática e não-participante das aulas, análise de documentos utilizados no planejamento das aulas, e, posteriormente, o grupo focal. Dessa forma, espera-se no final do estudo responder o problema contribuindo com o aprimoramento da prática docente, a formação dos estudantes e com o desenvolvimento da área de pesquisa educacional.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica