A Educação Matemática na perspectiva da Etnomatemática

  • Autor
  • Márcia Mendes da Conceição
  • Co-autores
  • Éllen Rodrigues Muniz , Isabela Gonçalves Trindade
  • Resumo
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    Entender a Etnomatemática como tendência da Educação Matemática, cujo enfoque envolve os saberes oriundos do cotidiano numa perspectiva de saberes e fazeres – próprios da cultura, é essencial para a democratização e valorização do conhecimento matemático de distintos contextos. O presente estudo resulta das análises e discussões realizadas ao longo das aulas da disciplina Fundamentos e Metodologia da Matemática I, ministrada no 4º período do curso de Pedagogia, Campus Brasília de Minas. Trata-se de uma breve revisão de literatura, cujo objetivo foi compreender a importância da Etnomatemática na valorização e no reconhecimento de modos distintivos de fazer e aplicar a Matemática nos diferentes contextos (feirantes, costureiras, engenheiros, marceneiros, agricultores, matemáticos). Conforme Zorzan (2007), a Etnomatemática retira da Matemática seu cunho puramente academicista, o que é revelado na história da mesma e a reconhece como educação multicultural, legitimando o saber matemática oriundo das diversas culturas ao lado da Matemática acadêmica. Ela ratifica os saberes múltiplos e culturais, valorizando a cultura na qual o sujeito está inserido e utilizando-se dela para a construção do conhecimento matemático. Em seus estudos D’Ambrosio (2001, p. 47) considera a educação multicultural como uma possibilidade "para preparar gerações futuras para construir uma civilização mais feliz". Assim a Educação Matemática por meio da Etnomatemática possibilita ao sujeito a oportunidade de construir saberes a partir do seu próprio meio. Concluímos que faz-se necessário evidenciar a relevância da Etnomatemática nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, considerando seu importante lugar na formação dos sujeitos, a partir da consideração de seus contextos de vivência e produção de conhecimento, reconhecendo-os como protagonistas de seus saberes e fazeres matemáticos.
     
     
  • Palavras-chave
  • Educação Matemática, Etnomatemática, Saberes multiculturais.
  • Área Temática
  • Educação matemática
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