FORMAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS/DIPAC: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DOCENTE

  • Autor
  • Mateus Esteves de Oliveira
  • Co-autores
  • Geralda Aparecida da Carmo Schyra
  • Resumo
  • FORMAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS/DIPAC: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DOCENTE

    Mateus Esteves de Oliveira

    Mestre e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG

    mateus2012_ita@hotmail.com

     

    Geralda Aparecida da Carmo Schyra

    Mestra e doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG

    gschyra@gmail.com

     

    Palavras-chave: formação de professores, metodologias ativas, DIPAC, Complexidade, protagonismo do estudante.

     

    Resumo – Relato de Experiência

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    A educação brasileira necessita de iniciativas capazes de promover o protagonismo do estudante, por meio de um ensino interacionista e adaptativo às condições do meio em que vive. Por isso, elaboramos, em parceria com o grupo INFORTEC – Núcleo de Pesquisa em Linguagem e Tecnologia, do qual fazemos parte, um curso de formação contínua de professores em 2022, para orientar os docentes sobre as metodologias ativas e o emprego da Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC), desenvolvida por esse grupo com base em pesquisas dos integrantes. Esta se trata de um design instrucional baseado na articulação de três metodologias ativas: sala de aula invertida, rotação por estações e roda de conversa.

    Isso se justifica pela necessidade de contribuirmos para a inserção sistêmica das metodologias ativas e da DIPAC na educação estadual e, assim, possibilitar o protagonismo do aluno na construção da aprendizagem. Ademais, essa iniciativa é um canal de comunicação entre a educação básica e a academia, pois parte do princípio de que as pesquisas acadêmicas devem trazer contribuições práticas para o exercício docente.

     

    Problema norteador e objetivos

    O problema diz respeito à carência de alternativas práticas ao tradicionalismo presente na educação no Brasil. O objetivo é promover a reflexão dos professores participantes a respeito dos benefícios educacionais que eles podem observar no desempenho escolar do estudante quando favorecem a autonomia e a motivação dele por meio da adoção de metodologias ativas e da DIPAC.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Essa formação foi oferecida aos professores do Ensino Fundamental pertencentes à Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A do estado de Minas Gerais. Para isso, utilizamos as metodologias ativas que fazem parte do design DIPAC durante cinco aulas realizadas por videoconferência. Ao final, os educadores foram convidados para participarem de pesquisas e receberam o certificado de conclusão.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    As bases teóricas se encontram no campo de estudos do paradigma da Complexidade. Citamos a aprendizagem de línguas como sistema complexo (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008,); o emprego de metodologias ativas (BERGMANN; SAMS, 2020; BACICH; MORAN, 2018); e a formação de professores (NÓVOA, 2009; OLIVEIRA, 2019).

     

    Resultados da prática

    Após a realização do curso, alguns professores participaram de entrevistas nas quais expressaram barreiras e potencialidades da DIPAC, como a ausência de recursos digitais para diversificar as aulas e a aceitabilidade dos estudantes em relação às metodologias ativas.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o Grupo de Trabalho do COPED

    Essa experiência nos evidenciou o papel fundamental da formação contínua para a inclusão de práticas e estratégias pedagógicas interativas em contraponto ao tradicionalismo educacional, ao expor o anseio dos participantes por novas metodologias de trabalho. Logo, reconhecemos que isso está de acordo com diretrizes do COPED, pois nossas preocupações em propor melhorias na educação por meio de pesquisas acadêmicas se convergem.

     

    Considerações finais

    Dessarte, nossa expectativa com esta comunicação é oferecer às comunidades acadêmica e escolar a DIPAC como alternativa capaz de centralizar o estudante no espaço formativo e, assim, fortalecer a autonomia e motivação dele na construção da aprendizagem.

     

    Referências

    BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

    BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020.

    LARSEN-FREEMAN, Diane; CAMERON, Lynne. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.

    NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

    OLIVEIRA, Mateus Esteves de. Formação ao longo da vida na docência: narrativas que evidenciam agenciamentos do professor rumo à consolidação de competências profissionais. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, 2019. Disponível em: https://sig.cefetmg.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=307. Acesso em: 02 ago. 2020.

  • Palavras-chave
  • formação de professores, metodologias ativas, DIPAC, Complexidade, protagonismo do estudante
  • Área Temática
  • Formação de professores.
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