PROJETO DE LEITURA E INTERVENÇÃO: PEQUENOS LEITORES, GRANDES ESCRITORES

  • Autor
  • DÉBORA IZABEL SANTOS ARAÚJO
  • Resumo
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    RESUMO: Contextualização e justificativa: Pensando no aumento dos níveis de analfabetismo funcional é que este projeto foi aplicado. Ler, principalmente um texto literário, após várias alterações no estilo de vida da sociedade brasileira é uma atividade rara. Após o período pandêmico da COVID-19, verificamos que no que tange a leitura, o que era ruim, tornou-se pior. Recebemos alunos desmotivados, com déficits significativos de aprendizagem, além de questões de foro emocional, que nos levaram a buscar novas formas intervenção. Assim, em 2021, implementamos esse projeto com o título Pequenos leitores, grandes escritores. Problema e objetivos: Nosso cenário foi a escola de zona rural de Bocaiúva/MG, José Seixas. Lá encontramos uma realidade caracterizada pela quase inexistência de práticas de leitura, que na maioria das vezes eram restritas a exposição de um, ou outro gênero textual, dentro da própria sala de aula. A biblioteca estava desorganizada; um verdadeiro depósito de material pedagógico inutilizável. Consequentemente, alunos desmotivados, sem perspectivas de futuro, descrentes nos benefícios da leitura. Era expressivo o número de estudantes, classificados como analfabetas funcionais; liam, mas não compreendiam. Fator que vinha trazendo prejuízos para esses alunos não só nas aulas de Língua Portuguesa, mas na esfera social, quando apresentavam dificuldades de leitura e interpretação de textos do cotidiano (placas, anúncios, panfletos, notícias). Diante disso, adotamos como objetivo geral o propósito de desenvolver um projeto de leitura, que estimulando esse hábito, diminuísse os baixos índices de aprendizagem. Nesse sentido, estipulamos como específicos os seguintes pontos: a busca de materiais teóricos, que fundamentassem nosso trabalho, o apoio junto aos órgãos envolvidos, a organização do espaço e envolvimento dos estudantes e das suas respectivas famílias. Metodologia: A metodologia utilizada, inicialmente, foi de base bibliográfica, por meio da busca de um material teórico. A partir disso, elaboramos o texto desse projeto, que logo foi entregue ao serviço pedagógico e a direção escolar. No primeiro semestre, realizamos uma gincana literária com os alunos do 6º ao 9º ano, por meio dos livros: A fada que tinha idéias, de Fernanda Lopes de Almeida, e Amor em tempos de blog, do escritor Vinícius Campos. Já no segundo, colocamos em prática a nossa atividade final, que consistiria numa feira literária. De agosto a novembro, os alunos leriam um livro de livre escolha e preencheriam uma ficha de leitura. Cada material lido daria ao estudante uma moeda falsa, para que ao final do ano ele pudesse trocar em livros, guloseimas e brinquedos. Em outubro, realizamos ainda o primeiro, Leitura no parque. Os alunos foram ao Parque Municipal de Bocaiúva, onde realizamos um piquenique literário. Em Novembro, concretizamos tudo com a feira, juntamente com um chá literário e um concurso de poesias. Fundamentação teórica: Este projeto fundamentou-se principalmente nas teorias de Paulo Freire e Antônio Cândido. Freire (1989, p. 9) nos orienta sobre a importância de partirmos da leitura do mundo para a das palavras. Já Cândido (2011, p.177), aborda o direito de todos a literatura. Segundo ele, (...) ela é fator de humanização e, sendo, assim, confirma o homem para a sua humanidade, inclusive porque atua em grande parte no subconsciente e inconsciente. Resultado: Alunos motivados com as práticas de leitura e produção textual. Relevância Social: Trazer uma abordagem significativa no trato da leitura, principalmente de textos ficcionais. Considerações finais: O projeto em questão permitiu que os alunos da Escola Municipal José Seixas, vencessem os limites da marginalização e alcançassem através do ensino o gosto e a autonomia em leitura e produção de textos.

     

    Referências:

     

    CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011

     

    COSSON, Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2006

     

    COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª ed. 2ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2012. ______. Literatura: modos de ler na escola. In: XISemana deLetras. Anais. Disponível em: Acesso em: 15/04/2022

     

    COSSON, Rildo; SOUZA, Renata Junqueira de. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP, Agosto-2011. Disponível em: Acesso em: 15/02/2022

     

    FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989

     

    LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2000

     

    PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009

     

     

     

     

     

     

     

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  • Saberes e práticas docentes.
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