As mudanças sociais trouxeram consigo novas necessidades que afetam o ambiente escolar como, por exemplo, o uso das tecnologias. Assim, a fim de contribuir para o ensino-aprendizagem da ortografia da Língua Portuguesa na educação básica, na perspectiva de uso de ferramentas digitais, foram desenvolvidos dois jogos digitais voltados para uma abordagem construtivista. Esses jogos visam não só auxiliar o aluno na aprendizagem da ortografia, mas também garantir a sua participação no processo de construção de seu conhecimento através da reflexão e ludicidade. A pesquisa justifica-se por proporcionar uma aprendizagem que permite que o aluno seja participativo, interesse-se pelo assunto e sinta-se estimulado, fazendo uso do raciocínio lógico, reflexão e memória na realização dessas práticas pedagógicas. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, delineada por pesquisa bibliográfica, e aplicada. É importante ressaltar que o aprendizado de ortografia contribui para o desenvolvimento da escrita textual, uma ferramenta fundamental para a prática da cidadania.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica