O ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

  • Autor
  • Jônatas Lino Rodrigues.
  • Co-autores
  • Liliane Pereira Barbosa , Thiago Loyola Franco
  • Resumo
  • As mudanças sociais trouxeram consigo novas necessidades que afetam o ambiente escolar como, por exemplo, o uso das tecnologias. Assim, a fim de contribuir para o ensino-aprendizagem da ortografia da Língua Portuguesa na educação básica, na perspectiva de uso de ferramentas digitais, foram desenvolvidos dois jogos digitais voltados para uma abordagem construtivista. Esses jogos visam não só auxiliar o aluno na aprendizagem da ortografia, mas também garantir a sua participação no processo de construção de seu conhecimento através da reflexão e ludicidade. A pesquisa justifica-se por proporcionar uma aprendizagem que permite que o aluno seja participativo, interesse-se pelo assunto e sinta-se estimulado, fazendo uso do raciocínio lógico, reflexão e memória na realização dessas práticas pedagógicas. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, delineada por pesquisa bibliográfica, e aplicada. É importante ressaltar que o aprendizado de ortografia contribui para o desenvolvimento da escrita textual, uma ferramenta fundamental para a prática da cidadania.

  • Palavras-chave
  • Escrita. Jogos digitais. Língua Portuguesa. Ortografia
  • Área Temática
  • Educação e tecnologias
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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