O PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: REFLEXÃO SOB O OLHAR DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID 19

  • Autor
  • DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
  • Resumo
  • Este estudo está inserido em uma pesquisa que está sendo desenvolvida em âmbito nacional[1], tendo a participação de 27 universidades. Esta pesquisa em Rede nacional se orienta pelo objetivo de analisar discursos e práticas produzidos por professoras da alfabetização. Tendo em vista a pandemia do Covid 19, a educação foi um dos setores afetado que precisou adaptar e alterar a dinâmica escolar com o isolamento físico, implementando o ensino remoto, assim ficando impedido a realização das aulas presenciais. Neste estudo, especificamente, estamos focadas em analisar o processo de ensino e aprendizagem através das falas de professores alfabetizadoras sobre suas práticas docentes no do ensino remoto, no período do distanciamento social. Neste trabalho, refletimos sobre questões apresentadas às professoras colaboradoras que corroboram para a análise. A pesquisa é de natureza qualitativa e teve inicialmente como proposta metodológica o grupo focal onde foram realizadas entrevista semiestruturada e para análise dos dados, a proposta de Bardin (1979) de análise de conteúdo. O referencial teórico utilizado, foram embasados nos trabalhos de LIBÂNEO (2010); PIMENTA(2002), VIGOTSKY  (1984);  OLIVEIRA ( 2014), dentre outros.

     

     

  • Palavras-chave
  • Ensino Remoto, Aprendizagem, Prática Docente, Saberes
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica