Este estudo está inserido em uma pesquisa que está sendo desenvolvida em âmbito nacional[1], tendo a participação de 27 universidades. Esta pesquisa em Rede nacional se orienta pelo objetivo de analisar discursos e práticas produzidos por professoras da alfabetização. Tendo em vista a pandemia do Covid 19, a educação foi um dos setores afetado que precisou adaptar e alterar a dinâmica escolar com o isolamento físico, implementando o ensino remoto, assim ficando impedido a realização das aulas presenciais. Neste estudo, especificamente, estamos focadas em analisar o processo de ensino e aprendizagem através das falas de professores alfabetizadoras sobre suas práticas docentes no do ensino remoto, no período do distanciamento social. Neste trabalho, refletimos sobre questões apresentadas às professoras colaboradoras que corroboram para a análise. A pesquisa é de natureza qualitativa e teve inicialmente como proposta metodológica o grupo focal onde foram realizadas entrevista semiestruturada e para análise dos dados, a proposta de Bardin (1979) de análise de conteúdo. O referencial teórico utilizado, foram embasados nos trabalhos de LIBÂNEO (2010); PIMENTA(2002), VIGOTSKY (1984); OLIVEIRA ( 2014), dentre outros.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica