O ENFERMEIRO, O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E A AÇÃO DIDÁTICA

  • Autor
  • Eveline Nogueira de Castro e Oliveira
  • Resumo
  • Essa proposta, em fase inicial de desenvolvimento, se insere no campo da Educação e tem como asserção um estudo ancorado na concepção fenomenológica, de caráter exploratório descritivo com abordagem qualitativa em uma instituição de Ensino Superior pública na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. A pesquisa será realizada por uma revisão sistemática da literatura e a de campo por meio dos instrumentos de coleta de informações, quais sejam a análise documental e a entrevista semiestruturada e teremos como participantes desse trabalho os docentes enfermeiros vinculados ao curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As questões orientadoras que delimitarão a caminhada dessa pesquisa serão as seguintes: A área de ensino é campo de interesse para os profissionais de enfermagem; mas como se dá a construção de suas concepções e habilidades pedagógicas? Que caminhos o docente de enfermagem percorre no sentido de se tornar um intelectual transformador de sua realidade, levando em conta a autonomia, a criticidade e a intencionalidade de se re (contruir) como sujeito? A formação, os desafios e as dificuldades vivenciadas em seu processo de desenvolvimento acadêmico e profissional constituídas na formação acadêmica do enfermeiro docente e que repercutem em suas habilidades profissionais e nos processos de ensino e aprendizagem que utiliza na docência, farão parte das reflexões propostas nessa pesquisa. Por objetivo geral temos o de investigar as concepções e perspectivas dos docentes de enfermagem, graduados em cursos de Enfermagem, quanto ao desenvolvimento profissional docente, inseridos em suas ações didático-pedagógicas. A pesquisa proposta apresenta a possibilidade de cumprir o papel de produção científica e sócio educacional do saber, no sentido de enunciar as ações didáticas e pedagógicas do docente enfermeiro, bem como lançar luz sobre a perspectiva de aperfeiçoamento da prática profissional e dos processos de ensino e de aprendizagem no campo da Enfermagem.

  • Palavras-chave
  • Docentes enfermeiros, Desenvolvimento Profissional Docente, Ações Didáticas e Pedagógicas, Concepções e Perspectivas Docentes.
  • Área Temática
  • Formação de professores.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica