Resumo: Neste trabalho, fruto do projeto de pesquisa A Promoção do Ensino-Aprendizagem da Leitura de Textos Midiáticos Multimodais na Educação Básica, financiado pela Fapemig, analisamos uma tirinha de Mafalda, um gênero sociossemiótico que possibilita um trabalho profícuo em sala de aula em termos de letramento multissemiótico. De modo geral, buscamos reverter os dados estatísticos de Língua Portuguesa, divulgados pelo relatório do SAEB 2022, com uma proposta que objetiva contribuir para a melhoria e o desempenho da competência leitora de alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, atendidos por um projeto de extensão da universidade, via desenvolvimento de oficinas de leitura de gêneros discursivos multimodais, divulgando, posteriormente, materiais didático-pedagógicos voltados a professores da educação básica. A pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo é fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional, pela Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014 [2004]), entrecortada pelos contextos de cultura e situação, teoria que analisa a relação entre linguagem e sociedade, na qual a linguagem é vista como sistema de escolhas das pessoas em contextos específicos, da qual nos valemos para analisar a linguagem verbal, ou seja, o sistema semiótico das palavras presentes na tirinha. Além disso, ancoramo-nos na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]), com ênfase aos significados imagéticos interativos, revelando, pela crítica típica da tirinha, a necessidade de interpretação de múltiplas semioses no processo de ensino-aprendizagem. teoria que analisa a relação entre linguagem e sociedade, na qual a linguagem é vista como sistema de escolhas das pessoas em contextos específicos, da qual nos valemos para analisar a linguagem verbal, ou seja, o sistema semiótico das palavras presentes na tirinha. Os resultados são interpretados à luz dos objetivos desta pesquisa, a fim de se obter uma compreensão mais ampla da relação entre os sistemas semióticos e a promoção do letramento semiótico na Educação Básica. Justifica-se pela importância de promover um sistema de ensino-aprendizagem no qual professores e alunos sejam capacitados para interpretação crítica dos gêneros que permeiam as esferas sociais, adquirindo proficiência leitora que corresponda ao exercício crítico-reflexivo da cidadania. É importante destacar que a metodologia adotada neste trabalho pode ser aplicada em outras investigações na área do letramento e da educação, contribuindo para a promoção de práticas pedagógicas mais efetivas e inclusivas. A análise de textos multimodais com base em uma abordagem semiótica pode contribuir para a formação de estudantes mais críticos, reflexivos e capazes de compreender e interpretar os textos midiáticos multimodais presentes em seu cotidiano. Concluímos que a abordagem adotada mostra bastante útil para o letramento na Educação Básica, devido à aprendizagem de ferramentas práticas presentes nas teorias.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica