Esta pesquisa de Mestrado tem como objetivo geral identificar as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais de Minas Gerais. Como objetivos específicos pretende analisar a presença ou ausência de Paulo Freire nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia presenciais; referenciar as categorias de análise nas “Pedagogias” freireanas: Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia; fazer um mapeamento das referências bibliográficas presentes nas Fichas das Disciplinas e Matrizes Curriculares destes cursos de Pedagogia para identificar as obras de Paulo Freire; e compreender a dimensão política e social da literatura de Paulo Freire para a formação docente nas Universidades Federais Mineiras. A partir do contexto histórico do Curso de Pedagogia no Brasil busca-se identificar e caracterizar as disputas ideológicas existentes no campo da Pedagogia. Como referencial teórico, utilizaremos as obras de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia, considerando a importância das contribuições desse autor para a formação docente. Como procedimento metodológico de investigação será realizada pesquisa teórica-documental com abordagem qualitativa, por meio da revisão bibliográfica das obras de Paulo Freire e a análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das Universidades Federais de Minas Gerais e suas Matrizes Curriculares ou Fichas das Disciplinas. A Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977) será utilizada como instrumento de análise dos documentos e referências bibliográficas. Até o momento, foi possível identificar que há onze Universidades Federais em Minas Gerais, sendo que nove oferecem o Curso de Pedagogia na modalidade presencial. Todas os Cursos pesquisadas apresentam disciplinas com obras freireanas em suas bibliografias.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica