PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS

  • Autor
  • Karen Garcia da Silva
  • Resumo
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    Esta pesquisa de Mestrado tem como objetivo geral identificar as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais de Minas Gerais. Como objetivos específicos pretende analisar a presença ou ausência de Paulo Freire nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia presenciais; referenciar as categorias de análise nas “Pedagogias” freireanas: Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia; fazer um mapeamento das referências bibliográficas presentes nas Fichas das Disciplinas e Matrizes Curriculares destes cursos de Pedagogia para identificar as obras de Paulo Freire; e compreender a dimensão política e social da literatura de Paulo Freire para a formação docente nas Universidades Federais Mineiras. A partir do contexto histórico do Curso de Pedagogia no Brasil busca-se identificar e caracterizar as disputas ideológicas existentes no campo da Pedagogia. Como referencial teórico, utilizaremos as obras de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia, considerando a importância das contribuições desse autor para a formação docente. Como procedimento metodológico de investigação será realizada pesquisa teórica-documental com abordagem qualitativa, por meio da revisão bibliográfica das obras de Paulo Freire e a análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das Universidades Federais de Minas Gerais e suas Matrizes Curriculares ou Fichas das Disciplinas.  A Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977) será utilizada como instrumento de análise dos documentos e referências bibliográficas. Até o momento, foi possível identificar que há onze Universidades Federais em Minas Gerais, sendo que nove oferecem o Curso de Pedagogia na modalidade presencial. Todas os Cursos pesquisadas apresentam disciplinas com obras freireanas em suas bibliografias.

     

  • Palavras-chave
  • Paulo Freire, Pedagogia, Formação de Professores/as, Minas Gerais
  • Área Temática
  • Formação de professores.
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