O presente trabalho tem como objetivo analisar os avanços e retrocessos nas políticas de acessibilidade definidas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Sendo a Unimontes uma instituição que preza pela inclusão de estudantes com deficiência e por conviver com uma acadêmica que possui deficiência visual, surgiu o interesse em fazer uma análise na Política de Acessibilidade da Unimontes. Diante disso, surgiu o seguinte problema: Como os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) dos anos de 2017 e 2022 da Unimontes traçam as metas e objetivos para acessibilidade dos discentes? Segundo Brasil (2013, p.16), as instituições de ensino superior devem “estabelecer uma política de acessibilidade voltada à inclusão plena dos estudantes com necessidades de atendimento diferenciado, contemplando a acessibilidade, desde os processos de seleção, constantes no PDI”. A revisão de literatura se apoiará nas concepções de Unimontes (2017) e Unimontes (2022). Como procedimento metodológico, será utilizada a pesquisa documental no Plano de Desenvolvimento Institucional da Unimontes dos anos de 2017 e 2022. Portanto, trata-se uma pesquisa qualitativa. Essa pesquisa é de extrema importância para o entendimento da comunidade acadêmica e todos aqueles que possuem interesse acerca da efetividade das ações da instituição para a promoção da acessibilidade para os discentes. Concluímos que a cada cinco anos, a Unimontes elabora o PDI com metas e objetivos em várias áreas da instituição. No PDI do ano de 2017 foram elaboradas 16 metas, estruturadas em 8 eixos com várias ações práticas para cada meta. Já no PDI do ano de 2022, foi estabelecido apenas um objetivo contendo 3 metas e nenhuma ação prática para o cumprimento dessas metas. Não há também uma demonstração clara de que as metas do PDI de 2017 foram atingidas ou não. Neste sentido, este estudo requer maior aprofundamento em investigar se as metas e ações apontadas na primeira edição do PDI foram implantadas e porque as referidas metas e objetivos foram excluídos do documento vigente (2022-2026).
Referências
BRASIL. Referenciais de acessibilidade na educação superior e a avaliação in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Disponível em: <https://prograd.ufc.br/wp-content/uploads/2013/11/referenciais-de-acessibilidade-inep-mec-2013.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2023.
UNIMONTES. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2017/2021. Disponível em: <https://unimontes.br/wp-content/uploads/2019/07/PDI-2017-2021.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2023.
UNIMONTES. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2022/2026. Disponível em: <https://unimontes.br/wp-content/uploads/2022/06/resolucao_consu006-1.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2023.
Comissão Organizadora
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