IDENTIDADE, PERTENCIMENTO E TERRITORIALIDADE: (RE)PENSANDO A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA

  • Autor
  • Maria Ines Fernandes dos Santos
  • Co-autores
  • Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha , Brenda Soares Ribeiro
  • Resumo
  • Em suma, identidade, pertencimento e territorialidade têm sido temas importantes para serem trabalhados na sala de aula, uma vez que estão presentes implicitamente nas diretrizes didático-pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular — BNCC. Assim, mediante metodologia atrativa e diferentes abordagens aplicadas é possível a articulação entre o conteúdo e a vivência dos alunos na escola e na sociedade em que está inserido. Nesse sentido, o presente trabalho busca discutir a importância desses conceitos empregados no contexto escolar como também exemplificar plataformas virtuais que podem ser utilizadas para trabalhar na prática docente. Isto por meio da revisão bibliográfica, com base nos estudos de Bagnall (2009); Haesbaert (2009); Hall (2002). 

  • Palavras-chave
  • Identidade; Pertencimento; Territorialidade; Prática Docente.
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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