Este trabalho objetiva refletir sobre a práxis pedagógica do pedagogo hospitalar e o seu vínculo com a criança hospitalizada, analisando o papel do educador no ambiente hospitalar e como a relação com aluno pode transformar o período da internação em uma experiência positiva e significativa. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura com base em autores como Fonseca (2003), Andrade (2013), Franco (2001) e Libâneo (2002), além de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a Resolução CNE/CEB nº 2/2001. Na introdução, apresenta-se a temática da Pedagogia Hospitalar como uma modalidade educacional que visa atender as crianças hospitalizadas, e como essa prática tem se desenvolvido no Brasil. A justificativa da pesquisa reside na importância da atuação do pedagogo no contexto hospitalar para contribuir com a formação da criança e do adolescente, evitando que a internação hospitalar cause danos em seu processo educacional. Os objetivos da pesquisa são analisar o papel do pedagogo hospitalar na relação com a criança hospitalizada, identificar os principais desafios enfrentados por esses profissionais no ambiente hospitalar e refletir sobre os avanços e desafios da Pedagogia Hospitalar no Brasil. No referencial teórico, aborda-se a legislação que ampara a Pedagogia Hospitalar, como a LDB e a Resolução CNE/CEB nº 2/2001, e as teorias pedagógicas que fundamentam essa prática, como a Pedagogia Social e a Pedagogia da Alteridade. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma revisão bibliográfica de artigos científicos e documentos oficiais que tratam da Pedagogia Hospitalar e da atuação do pedagogo hospitalar. A análise dos dados e resultados da pesquisa serão realizadas por meio da interpretação e síntese dos textos selecionados. Ao relacionar o objeto de estudo com a pesquisa em Educação e o Grupo de Trabalho do COPED (Comitê de Pesquisa e Extensão em Pedagogia), evidencia-se a importância de discutir e difundir a Pedagogia Hospitalar como uma prática pedagógica legítima e necessária para garantir o direito à educação de crianças e adolescentes hospitalizados. Por fim, as considerações finais ressaltam a relevância do papel do pedagogo hospitalar para transformar a internação hospitalar em um momento de aprendizagem e desenvolvimento para a criança e o adolescente, além de apontar os desafios a serem enfrentados para consolidar e ampliar a prática da Pedagogia Hospitalar no Brasil.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica