INSERÇÃO SOCIAL: EM BUSCA DE DISSEMINAR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA TODAS AS CLASSES SOCIAIS.

  • Autor
  • Suellen Danúbia da Silva
  • Co-autores
  • Ijosiel Mendes , Renan Roberto Neves dos Santos de Lima
  • Resumo
  • A educação financeira é um assunto desconhecido para a maior parte da população brasileira, mesmo com uma grande porcentagem da população brasileira ser analfabeta financeiramente, o assunto ainda não é debatido como prioridade pelas autoridades políticas, a pesquisa visa contribuir com a estudantes e futuros profissionais da educação, incentivando a importância do tema para a educação, a problemática é como a inserção social através da educação financeira poderá contribuir com a diminuição do endividamento da população em geral. Os objetivos da pesquisa é identificar a na população da Região Noroeste Paulista microrregião de Votuporanga a maior quantidade de participantes que não possuem educação financeira, analisar o perfil dos participantes quanto ao nível de conhecimento do assunto, disseminar os resultados obtidos em escolas municipais. A pesquisa será baseada em livros e artigos disponíveis tanto no meio eletrônico, como revistas, teses, dissertações e artigos, como em material físico disponíveis em bibliotecas. Como referencial teórico será usado, dentre os mais variados materiais existentes, em bases de pesquisas, documentos disponíveis na plataforma “Vida e Dinheiro” à disposição no portal do MEC, que possui uma gama de atividades, claras e objetivas, para serem trabalhados em sala de aula, desde os anos iniciais até o ensino médio e, como este artigo tem o propósito de disseminar a educação financeira em todos os âmbitos sociais, nada melhor que a educação básica para desenvolver tais ações. Além de materiais que já tem muito contribuído para expansão da matemática financeira como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento humano, materiais estes produzidos por grandes pesquisadores da área, tais como, Augusto Cezar Morgado, Alexandre Assaf Neto, Cássia D’Aquino, dentre outros. Será aplicado a metodologia qualitativa com análise não probabilística,com a análise de gráficos e tabelas que serão criados com os resultados obtidos na pesquisa utilizando a escala likert com 5 pontos. 

  • Palavras-chave
  • Conhecimento, Educação Financeira, Inserção Social
  • Área Temática
  • Educação inclusiva.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica