São notórias as várias pesquisas no âmbito da formação de professores que ensinam a Matemática, contudo ainda são poucos os estudos que tenham se preocupado com a relação das crenças sobre essa Ciência na formação inicial de professores que alfabetizam em sala de aula, e como essas crenças estão relacionados com o ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas.
Como resultados concluímos que o espaço de Formação Inicial do Curso de Pedagogia vem ofertando a possibilidade de pensar e relacionar a Matemática como construção histórica da humanidade e ainda contribuindo para reduzi-la a incidência que a Matofobia trazia na escolarização básica das futuras professoras. Contudo, a formação inicial sozinha não dá conta de desenvolver todas as competências e habilidades necessárias da profissão professor, o que nos remete ao sempre continumm dos estudos, das discussões e experiências dos professores, para que cada vez mais, as crenças matemáticas sejam pautadas nas mudanças sociais libertadoras e caminhe para uma Educação Básica de qualidade.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica