A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E SUAS CRENÇAS SOBRE A MATEMÁTICA

  • Autor
  • Nathany Gonçalves Santos
  • Co-autores
  • Ana Clara Silva Lucas , Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Resumo
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    São notórias as várias pesquisas no âmbito da formação de professores que ensinam a Matemática, contudo ainda são poucos os estudos que tenham se preocupado com a relação das crenças sobre essa Ciência na formação inicial de professores que alfabetizam em sala de aula, e como essas crenças estão relacionados com o ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas.

    A pesquisa propôs como tema principal as crenças sobre a Matemática na formação inicial de professores que alfabetizam em Matemática. Como problemática, questionamos: “Quais são as crenças sobre a Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que os acadêmicos do 5° período do curso de Pedagogia possuem?”. Buscando compreender a visão dos pedagogos em formação a respeito da Matemática que será trabalhada por eles nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

    Como resultados concluímos que o espaço de Formação Inicial do Curso de Pedagogia vem ofertando a possibilidade de pensar e relacionar a Matemática como construção histórica da humanidade e ainda contribuindo para reduzi-la a incidência que a Matofobia trazia na escolarização básica das futuras professoras. Contudo, a formação inicial sozinha não dá conta de desenvolver todas as competências e habilidades necessárias da profissão professor, o que nos remete ao sempre continumm dos estudos, das discussões e experiências dos professores, para que cada vez mais, as crenças matemáticas sejam pautadas nas mudanças sociais libertadoras e caminhe para uma Educação Básica de qualidade.

     

  • Palavras-chave
  • Formação Inicial; Crenças; Matemática
  • Área Temática
  • Educação matemática
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