Resumo: A história de instituições escolares muito revela sobre a movimentação social do local ao qual estão inseridas. Sendo assim, estudá-las permite conhecer e reconhecer processos culturais e históricos. A produção científica deve contribuir para o (re) conhecimento destas instituições. Assim, o presente estudo tem por objetivo esquematizar pedagogicamente procedimentos de pesquisa em educação a partir de instituições escolares, apontando possibilidade de caminhos para a sua realização. A oportunidade de compreender a movimentação da sociedade é um deles. De acordo com Saviani (2005), as instituições escolares, seus respectivos dirigentes, os meios e instrumentos por eles operados integram um sistema de práticas. Estas, são formadas como unidades de ação com finalidades para atender as necessidades humanas. O presente estudo toma por base epistêmica: Saviani (2005); Nosella e Buffa (2009); Gatti Junior (2002); Minayo (2001) e outros. Diante do exposto destacamos tanto a busca em contribuir para a ampliação de perspectivas acerca do tipo de pesquisa educacional a partir de instituições escolares e o incentivo na manutenção e guarda de documentações destas instituições com intuito de servirem como fonte para análise das movimentações sociais.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica