Introdução
O presente trabalho relata as primeiras impressões das bolsistas da RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA durante os meses de fevereiro, no março e abril de 2023. O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, da UNIMONTES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Essa experiência aconteceu de forma presencial, na Escola Municipal Vidinha Pires, Em um primeiro momento, a docente orientadora Patrícia Santana propôs que fizéssemos estudo projeto pedagógico da escola e do regimento escolar ensino fundamental para elaboração de relatórios com o intuito de conhecer a realidade escolar. No ambiente escolar, tivemos a oportunidade de ter contato com os alunos, professores, através da Sala de recurso (srm), além de colaborar com demanda e rotina da sala, e assistência durante os atendimentos educacionais, proporcionando aos acadêmicos desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares, o atendimento educacional especializado, ofertado exclusivamente para estudantes de escolas públicas da educação especial, matriculados em quaisquer níveis de ensino.
Pereira (2010) aponta que o processo de integração escolar é um movimento poderoso e decisivo para novas conquistas na educação inclusiva, mas não atende às necessidades das pessoas com deficiência porque nada muda na sociedade e nem a sua estrutura.
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A finalidade da sala de recurso multifuncionais é o desenvolvimento da cognição, metacognição, atividades de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e código: específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnológicas assistivas para estudantes da educação especial. A oferta da sala de recurso (srm) é obrigatória a todos os estudantes públicos da educação especial no contraturno de sua escolarização e vedada aos estudantes que não é público da educação especial.
Segundo Pereira (2010), esse processo é mais vivenciado no Brasil desde a década de 1980. Portanto, a integração escolar decorre da necessidade de acomodar pessoas com deficiência sem alterar a sociedade e as escolas.
Problema norteador e objetivo
Este relato pretende demostrar como é a atuação do residente no contexto da educação especial do município de Montes Claros, além de suscitar a reflexão sobre sua contribuição para o desenvolvimento do aluno com deficiência, mesmo não recebendo formação específica na área de educação especial, mas com a fundamentação teórica realizada no curso de pedagogia. A residência contribui para o processo de formação do estudante de pedagogia, visto que as experiências vividas na sala de recurso, as observações e interações com os sujeitos escolares são fundamentais para a compreensão do processo de ensino – aprendizagem.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
A clientela deste educandário é oriunda dos bairros vizinhos, provenientes de classes populares na sua maioria. Além dos textos lidos e relatórios enviados, tomamos conhecimento do PPP - Projeto Político Pedagógico da Escola e construímos a caracterização da escola. Além disso, auxiliamos os docentes na prática pedagógica na vida dos alunos, com atividades de enriquecimento curricular, para estudantes públicos da educação especial. O atendimento acontece individual, a frequência é determinada pelo professor de sala de recurso, articulado com o plano pedagógico do professor regente do estudante.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Para responder à questão colocada, é necessário estabelecer um método. Segundo Nagel (1969), "[..] o método científico é a lógica geral, tácita ou explicitamente, utilizada para avaliar o mérito da pesquisa" (p. 10), validando assim todo o processo.
Resultados da prática
A participação na Residência pedagógica na Sala de recursos é uma oportunidade não só de contribuição para a nossa formação acadêmica, mas também uma maneira de estabelecer parceria entre a escola e a universidade. O trabalho desenvolvido tem como objetivo, conhecer o funcionamento da escola, nos propiciando melhor formação acadêmica. Consideramos que esta oportunidade é muito importante para nossa formação enquanto futuram educadoras, uma vez que, na universidade temos somente a teoria. Atualmente a presente escola conta com 02 Professor de sala de recurso, atendendo em dois turnos.
Resumo
Hoje, com resistência e enfrentamento, a mudança está em curso para alcançar a educação inclusiva para todos aqueles que estão à margem do processo há décadas. No entanto, isso implica um processo de melhoria contínua as escolas disponibilizam recursos, especialmente recursos humanos, para facilitar a participação e aprendizagem de todos os alunos enfatizando à Declaração de Salamanca que se acredita que as escolas regulares orientadas para a inclusão são o meio mais eficaz de combater atitudes discriminatórias, criando comunidades acolhedoras, construindo sociedades inclusivas e alcançando educação para todos. Além disso, eles fornecem educação adequada para a maioria das crianças. (Nações Unidas, 1994, p. 12). Olhar para trás e apontar os caminhos percorridos pelas minorias e suas famílias ao longo dos séculos permite levantar a hipótese de que ainda há um longo caminho a percorrer até a implementação da educação inclusiva em todos os sistemas e níveis de ensino.
Considerações finais
Agradecemos a Capes pelo apoio financeiro e ao Programa Residência Pedagógica – RP/ UNIMONTES, por nos proporcionar a oportunidade de aprendizado e crescimento.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica