A presente proposta de pesquisa detalha questões referentes à educação musical no Brasil para crianças e jovens com necessidades educacionais específicas, revelando a existência de trabalhos teóricos, relatos de experiência e algumas pesquisas realizadas na área. Constatamos que as pesquisas ainda acontecem de maneira isolada e algumas necessidades específicas ainda são pouco abordadas. Diante disso, esta pesquisa, tem como objetivo geral examinar recursos, adaptações e estratégias pedagógico-musicais adotadas no ensino de música para crianças e jovens, com necessidades educacionais específicas, em contexto escolar, não-escolar e conservatórios do estado de Minas Gerais. Conta com a parceria de dois grupos de pesquisa, um da Universidade Federal de Uberlândia e outro da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Tem como referencial teórico os trabalhos dos pesquisadores ingleses Adam Ockelford e Graham Welch (OCKELFORD 2000; 2008; 2009; 2010; WELCH; OCKELFORD, 2010). Adota uma abordagem de métodos quantitativos (survey) e qualitativos (estudos de caso), que são empregados para entender o fenômeno investigado. A metodologia é dividida em quatro fases, que ocorrerão no decorrer de três anos, sendo que entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro de 2023 foram realizadas as fases um (levantamento de dados sobre as cincos maiores cidades de cada região), dois (contato com prefeituras e instituições escolares e não-escolares) e a três (Survey), sendo que esta última está em andamento. Cada grupo ficou responsável por cinco regiões do estado, a partir de sua divisão oficial. Os primeiros resultados do mapeamento de instituições escolares e não escolares que atuam com educação musical para necessidades específicas em Minas Gerais apontam uma dificuldade de encontrar instituições que atuam de forma sistematizada na área, principalmente em regiões em que não há uma formação de profissionais na área de música. Ao mesmo tempo, percebe-se um diferencial no estado, ao oferecer educação musical para necessidades específicas gratuitamente nos doze Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais, que a partir dos anos dois mil tornam-se pólos deste tipo de ensino. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para melhor compreender o cenário do ensino de música para crianças e jovens com necessidades educacionais específicas no estado de Minas Gerais.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica