RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROJETO NAP

  • Autor
  • Maria Gabriela de Souza
  • Co-autores
  • João Pedro Viveiros Ribeiro , Maria Cristina Ruas de Abreu Maia
  • Resumo
  • Este texto tem por objetivo relatar as práticas discursivas desenvolvidas, por alunos do 3º ano do Ensino Médio, atendidos pelo Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania (NAP), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, ao tomarem contato com diferentes gêneros discursivos, os contextos de uso, as condições de compreensão e de produção, possibilitando-os a prática de inúmeras ações com a língua (gem). O trabalho foi desenvolvido no  ano letivo de 2022, no Projeto NAP, por dois acadêmicos do curso de Letras Português da Unimontes/MG.

  • Palavras-chave
  • Gêneros discursivos, projeto de extensão, educação básica
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica