OS RECURSOS NA CONSTRUÇÃO DO CONTO INFANTIL A FILHA DO RIO VERDE, DE LÚCIA MIGUEL PEREIRA

  • Autor
  • Sabrina Rosa Barbosa Santos
  • Co-autores
  • Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida
  • Resumo
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    A construção do conto infantil se dá através da fantasia, da magia e do maravilhoso, tornando-o imprescindível na formação e desenvolvimento da criança, em suas várias fases, possibilitando-lhes viajar em um mundo mágico e, ao mesmo, tempo criando para si a visão do seu próprio mundo. Tendo em vista esse tipo de texto, pretendemos investigar, na construção do conto A filha do Rio Verde de Lúcia Miguel Pereira, a personificação, os provérbios e o folclore, existentes também nos contos populares. Além disso essa escritora precisa ser estudada em sua ficção para crianças, pois seus textos ainda não foram divulgados e estudados, estando completamente sem visibilidade dos leitores e da crítica. Dessa forma, esta pesquisa de caráter teórico e bibliográfico, objetiva a releitura do conto infantil em questão a fim de dar, também, visibilidade à escrita dessa autora. Como metodologia de trabalho, e para melhor compreensão do acervo deixado pela escritora mineira, teremos atenção à leitura e aos fichamentos de textos acerca da biografia da autora e da crítica acerca de sua obra em geral. Também iremos fazer uma releitura da crítica empreendida sobre a obra da autora, para isso serão necessárias leituras acerca das polêmicas orientadoras dos discursos na década de 30 e de 40, período coevo à escrita e publicação da obra infantil. Neste sentido, serão leituras caras ao desenvolvimento desta pesquisa os escritos de Antonio Candido, Luis Bueno, Nádia Gotlib, Bernardo de Mendonça, Cristina Ferreira Pinto, Márcia Cavendish Wanderley, Edwirgens Almeida (2011). Portanto entendemos que nossa pesquisa contribuirá para dar visibilidade à autora e sua escrita, ademais estimular a leitura da literatura infantil, no público em geral.

     

  • Palavras-chave
  • Literarura Infantil, Construção do Conto, Conto de fadas
  • Área Temática
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
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