TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS EMERGENTES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CHATBOT

  • Autor
  • Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas
  • Resumo
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    Resumo

    O objetivo deste estudo é apresentar o Chatbot, uma tecnologia digital emergente, que pode ser utilizada por professores de Matemática da Educação Básica. Enfatizamos na investigação uma abordagem metodológica baseada em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, buscamos compreender os fenômenos relacionados ao assunto em questão. Concluímos, com o trabalho, que é necessário que os educadores utilizem os chatbots de maneira consciente e crítica, buscando sempre aprimorar as estratégias de ensino e aprendizagem.

     

    Palavras-chave:

    Tecnologias Digitais Emergentes. Educação Matemática. Chatbot. Educação Básica.

     

    Introdução

    Os chatbots são sistemas de inteligência artificial que simulam conversas humanas e estão sendo utilizados em diversos contextos, incluindo a Educação Matemática. O emprego de chatbots na área educacional é cada vez mais comum para melhorar o aprendizado dos estudantes, quer seja com ensino híbrido (sala de aula invertida), na realização de tarefas extraclasse, bem como em inúmeras outras possibilidades identificadas pelos professores (AGUIAR, TAROUCO, REATEGUI, 2011; KUYVEN et al, 2018; MELO, CANTO FILHO, LIMA, 2020).

    Apresentamos, no decorrer do texto uma análise sobre como é essencial que o professor verifique se a qualidade do conteúdo e da programação do chatbot estejam adequadas para garantir o sucesso da sua utilização na educação.

     

    Justificativa e problema da pesquisa

    Para identificarem a urgência na sua qualificação profissional a curto, médio e longo prazos, os docentes que ensinam matemática precisam entender os possíveis cenários que se descortinam e reconhecer no vendaval de propostas aquelas que sejam viáveis de serem aplicadas.

    Neste sentido, os chatbots se apresentam como alternativa educacional emergente, pois podem ser utilizados para a realização de atividades que envolvam a prática de exercícios, avaliações e até mesmo para a orientação de estudos. Além disso, os chatbots podem ser programados para fornecer respostas personalizadas, de acordo com as necessidades de cada aluno.

     

    Objetivo da pesquisa

    Estabelecemos como objetivo de a investigação compreender de que maneira os Chatbots podem contribuir para a construção de conhecimentos pedagógicos-tecnológicos nas aulas de Matemática.

     

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

    Na organização deste levantamento bibliográfico, utilizamos os seguintes critérios para a seleção dos estudos: 1) análise de pesquisas teóricas acerca da viabilidade do uso dos Chatbots nas salas de aulas (AGUIAR, TAROUCO, REATEGUI, 2011; KUYVEN et al, 2018) e 2) o relato de experiência de professores que se apropriaram dessa ferramenta tecnológica durante o uso com alunos da Educação Básica (OLIVEIRA, MELO, LIMA, 2018; MELO, CANTO FILHO, LIMA, 2020).

    Após, realizamos uma tecitura entre essas duas categorias de análise buscando identificar as possibilidades e limitações dessa ferramenta tecnológica baseada em inteligência artificial.

     

    Procedimentos metodológicos

    A pesquisa teve sua inclinação para a investigação bibliográfica que de acordo com Gil (2002) é realizada utilizando material já existente, especialmente livros e artigos científicos.

    O estudo da análise de conteúdo (Bardin, 2011) serviu-se das orientações tendo como foco a aplicação da técnica descrita pela autora como análise temática ou análise categórica.

     

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

    Diante dos resultados obtidos, verificamos que os chatbots podem ser utilizados como uma ferramenta complementar ao ensino de matemática, oferecendo recursos interativos e personalizados aos alunos.

    No entanto, é importante lembrar das limitações relacionadas à capacidade dos chatbots em identificar e corrigir erros conceituais dos estudantes, bem como a falta de interação humana que pode limitar o engajamento dos alunos.

     

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e Grupo de Trabalho do COPED

    O Chatbot é uma ferramenta de inteligência artificial que oferece várias funções de apoio pedagógico, como revisão de conteúdo, exercícios práticos, bem como a possibilidade da interdisciplinar.

     

    Considerações finais

    É necessário que os educadores utilizem os chatbots de maneira consciente e crítica, buscando sempre aprimorar as estratégias de ensino e aprendizagem.

    Como possibilidades para pesquisas futuras indicamos o ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) com possível viabilidade de ser utilizada nas salas de aula de Matemática da Educação Básica.

     

    Referências

    AGUIAR,  Eliane  Vigneron  Barreto;  TAROUCO,  Liane  Margarida  Rockenbach;  REATEGUI, Eliseo Berni. A Construção do conhecimento matemático com engajamento e aprimoramento de habilidades    cognitivas    apoiada    por    um    agente    conversacional. RELATEC-Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa.Vol 10, p.21-35, 2011.

     

    BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70 Ltda/Almedina Brasil, 2011.

    GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

     

    KUYVEN, Larisane et al. Chatbots na educação: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86019.

     

    Melo, Jorge Nazareno Batista; Canto Filho, Alberto Bastos; LIMA, José Valdeni. A tarefa de casa na disciplina de Matemática mediada por assistente virtual de comunicação Chatbot. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 01-20, 2020.

     

    OLIVEIRA, Maria Angélica Figueiredo; MELO, Jorge Nazareno Batista; LIMA, José Valdeni.  Sala de aula invertida com apoio de um chatbot: uma alternativa de ensino para potencializar a aprendizagem da matemática. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Santiago de Chile, Volumen 14, p. 499 – 503, 2018.

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologias Digitais Emergentes. Educação Matemática. Chatbot. Educação Básica.
  • Área Temática
  • Educação matemática
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