Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar o Chatbot, uma tecnologia digital emergente, que pode ser utilizada por professores de Matemática da Educação Básica. Enfatizamos na investigação uma abordagem metodológica baseada em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, buscamos compreender os fenômenos relacionados ao assunto em questão. Concluímos, com o trabalho, que é necessário que os educadores utilizem os chatbots de maneira consciente e crítica, buscando sempre aprimorar as estratégias de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais Emergentes. Educação Matemática. Chatbot. Educação Básica.
Introdução
Os chatbots são sistemas de inteligência artificial que simulam conversas humanas e estão sendo utilizados em diversos contextos, incluindo a Educação Matemática. O emprego de chatbots na área educacional é cada vez mais comum para melhorar o aprendizado dos estudantes, quer seja com ensino híbrido (sala de aula invertida), na realização de tarefas extraclasse, bem como em inúmeras outras possibilidades identificadas pelos professores (AGUIAR, TAROUCO, REATEGUI, 2011; KUYVEN et al, 2018; MELO, CANTO FILHO, LIMA, 2020).
Apresentamos, no decorrer do texto uma análise sobre como é essencial que o professor verifique se a qualidade do conteúdo e da programação do chatbot estejam adequadas para garantir o sucesso da sua utilização na educação.
Justificativa e problema da pesquisa
Para identificarem a urgência na sua qualificação profissional a curto, médio e longo prazos, os docentes que ensinam matemática precisam entender os possíveis cenários que se descortinam e reconhecer no vendaval de propostas aquelas que sejam viáveis de serem aplicadas.
Neste sentido, os chatbots se apresentam como alternativa educacional emergente, pois podem ser utilizados para a realização de atividades que envolvam a prática de exercícios, avaliações e até mesmo para a orientação de estudos. Além disso, os chatbots podem ser programados para fornecer respostas personalizadas, de acordo com as necessidades de cada aluno.
Objetivo da pesquisa
Estabelecemos como objetivo de a investigação compreender de que maneira os Chatbots podem contribuir para a construção de conhecimentos pedagógicos-tecnológicos nas aulas de Matemática.
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
Na organização deste levantamento bibliográfico, utilizamos os seguintes critérios para a seleção dos estudos: 1) análise de pesquisas teóricas acerca da viabilidade do uso dos Chatbots nas salas de aulas (AGUIAR, TAROUCO, REATEGUI, 2011; KUYVEN et al, 2018) e 2) o relato de experiência de professores que se apropriaram dessa ferramenta tecnológica durante o uso com alunos da Educação Básica (OLIVEIRA, MELO, LIMA, 2018; MELO, CANTO FILHO, LIMA, 2020).
Após, realizamos uma tecitura entre essas duas categorias de análise buscando identificar as possibilidades e limitações dessa ferramenta tecnológica baseada em inteligência artificial.
Procedimentos metodológicos
A pesquisa teve sua inclinação para a investigação bibliográfica que de acordo com Gil (2002) é realizada utilizando material já existente, especialmente livros e artigos científicos.
Análise dos dados e resultados finais da pesquisa
Diante dos resultados obtidos, verificamos que os chatbots podem ser utilizados como uma ferramenta complementar ao ensino de matemática, oferecendo recursos interativos e personalizados aos alunos.
No entanto, é importante lembrar das limitações relacionadas à capacidade dos chatbots em identificar e corrigir erros conceituais dos estudantes, bem como a falta de interação humana que pode limitar o engajamento dos alunos.
Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e Grupo de Trabalho do COPED
O Chatbot é uma ferramenta de inteligência artificial que oferece várias funções de apoio pedagógico, como revisão de conteúdo, exercícios práticos, bem como a possibilidade da interdisciplinar.
Considerações finais
É necessário que os educadores utilizem os chatbots de maneira consciente e crítica, buscando sempre aprimorar as estratégias de ensino e aprendizagem.
Como possibilidades para pesquisas futuras indicamos o ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) com possível viabilidade de ser utilizada nas salas de aula de Matemática da Educação Básica.
Referências
AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; REATEGUI, Eliseo Berni. A Construção do conhecimento matemático com engajamento e aprimoramento de habilidades cognitivas apoiada por um agente conversacional. RELATEC-Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa.Vol 10, p.21-35, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70 Ltda/Almedina Brasil, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KUYVEN, Larisane et al. Chatbots na educação: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86019.
Melo, Jorge Nazareno Batista; Canto Filho, Alberto Bastos; LIMA, José Valdeni. A tarefa de casa na disciplina de Matemática mediada por assistente virtual de comunicação Chatbot. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 01-20, 2020.
OLIVEIRA, Maria Angélica Figueiredo; MELO, Jorge Nazareno Batista; LIMA, José Valdeni. Sala de aula invertida com apoio de um chatbot: uma alternativa de ensino para potencializar a aprendizagem da matemática. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Santiago de Chile, Volumen 14, p. 499 – 503, 2018.
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