Desconstruindo o "dia do índio": a aplicação de oficina na educação básica buscando repensar velhos termos e conhecer os povos originários

  • Autor
  • Pedro Henrique Costa Santos
  • Co-autores
  • Hêmily Luisa Pereira de Souza , Erika Camila Pereira Nunes
  • Resumo
  • O presente relato de experiência, relata a aplicação de uma oficina na Escola Estadual Doutor Carlos de Alburquerque por alunos do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Montes Claros, integrantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). A Oficina se tratava da desconstrução do Dia do Índio, que ainda utiliza um termo incorreto para se referir aos povos nativos americanos, tema pouco abordados nas escolas, que para além disso existe um reforço de ideais e visões pejorativas a respeito dos indígenas. Visando romper com esses estereótipos e ideais preconceituosas, foi aplicada nas turmas participantes do PIBID, 7º ano 3, 8º ano 1, 8º ano 2, 8º ano, uma oficina buscando levar os alunos a ter um pensamento crítico a respeito do tema além de abrir caminho para uma maior autonomia na busca por conhecimento (FREIRE, 2020). Apresentando a eles de através de exposição oral e storytelling (PALACÍOS e TERENZZO, 2016), e apresentação de vídeos, imagens e música, observando o grau de interesse e entendimento deles. Para além disso foi objetivado que os alunos realizassem pesquisas e buscassem por conta própria fatos relacionados aos indígenas, como sua organização, representação cultural, história, aspectos da vida cotidiana, ou qualquer outro tema relacionado aos povos originários brasileiros. Os resultados foram expressos em produções dos próprios alunos, através de cartazes e apresentações em grupos onde pudemos observas as suas habilidades de forma coletiva e individual, e medir qualitativamente os conhecimentos adquiridos na produção dos cartazes. O balaço final das notas foi positivo, onde não só os alunos tiveram contato com um ensino de forma mais crítica e assertiva, contribuindo para um maior entendimento livre de preconceitos, como também uma oportunidade para melhorar seu desempenho na oratória e, o processo de autonomia na aquisição de conhecimento através de fontes digitais.

  • Palavras-chave
  • desconstrução, indígenas, autonomia, PIBID, ensino fundamental
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
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