A Educação Física integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular obrigatório da Educação Básica (BRASIL, 1996). Entende-se que sua presença na escola se dá pelos inúmeros benefícios que ela oferece, dentre eles, sua função educativa por meio da abordagem pedagógica dos conteúdos da cultura corporal de movimento, além do prazer e bem estar (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Neste estudo o conceito de satisfação refere-se a uma sensação agradável de bem-estar emocional que surge quando uma pessoa avalia positivamente o trabalho que realizou as tarefas que concluiu ou as experiências que viveu (LOCKE; WHITING, 1974). O objetivo deste estudo foi verificar os níveis de satisfação de estudantes do ensino médio com as aulas de Educação Física. A pesquisa faz parte do Projeto Elcas “Estudo Longitudinal do Comportamento do adolescente na Atividade Física e Saúde”. A amostra foi composta por escolares regularmente matriculados no primeiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino em Montes Claros. A coleta de dados teve inicio em setembro de 2022. Para avaliar a satisfação dos estudantes com as aulas de Educação Física, utilizou-se uma escala de Likert de dez pontos (0 nada satisfeito e 10 muito satisfeito) em um questionário estruturado auto aplicado. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva (frequência simples e relativa) por meio do programa estatístico SPSS®. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (nº: 5.287.269/2022). Os resultados dessa pesquisa são parciais, uma vez que a mesma se encontra em andamento. Foram avaliados até o presente momento 593 adolescentes, 51% do sexo feminino, com média de idade de 15,4 anos. Quanto ao grau de satisfação com as aulas de Educação Física 33,7% avaliaram como baixa satisfação; 33,0 nível intermediário e 33,3 informaram estarem satisfeitos com as aulas de Educação Física que são ministradas em suas escolas. Foi possível concluir que a maior parte dos estudantes declararam não estar satisfeitos com as aulas de Educação Física. Faz-se necessário aprofundar com novos estudos que avaliem os fatores que, possivelmente, têm contribuído para este cenário e a partir daí elaborar intervenções a fim de aumentar a satisfação desses alunos junto à cultura corporal de movimento.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica