RECONTOS LITERÁRIOS NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Sabrina Queiroz Barbosa
  • Co-autores
  • Jacileia Barbosa de Barros , Luana Pereira de Souza
  • Resumo
  • Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    Este trabalho descreve a experiência vivida por acadêmicas do curso de Pedagogia durante o Programa de Residência Pedagógica da Unimontes. Tem o objetivo de relatar as práticas e refletir acerca da importância do reconto para os alunos, sobretudo após o período pandêmico. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa-ação. Nesse estudo, foram consultados autores como SOARES (2003). Ao final, destaca-se a importância do professor como condutor da prática, da literatura como base para o repertório infantil e para a escrita coesa.
     

    Problema norteador e objetivos

    Uma quantidade significativa  de crianças matriculadas no quarto ano possuem sérias dificuldades com a leitura e escrita, dessa forma o reconto foi proposto com o objetivo de aprimorar a leitura, escrita e interpretação favorecendo a atenção e imaginação dos alunos minimizando suas dificuldades.
     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicos

     O  aluno sorteado escolhe o livro uma semana antes da apresentação, se prepara e apresenta para a turma contando a história  e respondendo questões trazidas pelos colegas. Após isso o professor regente solicita que a turma reconte no caderno a história ouvida e faça um desenho ilustrando a mesma. Após a realização da atividade, os professores corrigem a escrita dos alunos e fazem o fechamento do reconto.
     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida 

    Trabalhar com leitura e escrita é um dos pilares para favorecer o desenvolvimento do educando. Nesse sentido, o trabalho com o reconto permite às crianças o contato com diferentes histórias e amplia o processo de letramento. Assim, Soares(2003) traz a preocupação com a prática que envolve o letramento e a alfabetização. Para ela, é bom que a criança conviva com grande diversidade de material escrito, mas que também ela seja orientada de maneira sistemática e progressiva.
     

    Resultados da prática 

    A participação das crianças é notória. Ao recontar a história, apresentam de acordo a sua interpretação e com suas palavras. O reconto envolve a participação das famílias, na confecção de lembrancinhas, dos colegas e da professora. Além disso é uma metodologia com o propósito de desenvolver a alfabetização na perspectiva do letramento.
     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o Grupo de Trabalho do COPED

    Desenvolver o  reconto  proporciona aos educandos o aprimoramento da leitura, escrita e letramento e favorece o seu desenvolvimento escolar. Ademais, permite ao corpo docente experiências e aprendizagens que serão significativas para melhorar o ensino através das vivências práticas do cotidiano escolar.

     

    Considerações finais

    Observou-se que as experiências individuais e coletivas dos alunos com o reconto é grande suporte para a formação do letramento. Ademais, o professor é um agente valioso na condução da prática, uma vez que conduz para a boa compreensão e porque, apoiados nele, os alunos têm confiança para narrar as histórias. É perceptível a necessidade da leitura e da contação de histórias para adquirir fluência e coesão na produção de textos. Por isso, a prática de recontos nas salas de aula é uma estratégia oportuna de ensino.
     

    Referência

    SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo, Contexto, 2003

  • Palavras-chave
  • Literatura. Estágio. Reconto.
  • Área Temática
  • Alfabetização e letramento.
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