HISTÓRIA DE MULHERES, PATRIMÔNIO CULTURAL E ESPAÇO DEMOCRÁTICO DE MEMÓRIAS: VESTÍGIOS [OU NÃO?] PELA CIDADE DA PRESENÇA DA DIVERSIDADE DE GÊNERO E RACIAL

  • Autor
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis
  • Co-autores
  • Cíntia Aparecida Amaral da Silva , Juan Pablo Moreira da Silva
  • Resumo
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    O patrimônio cultural, até bem pouco tempo, voltava-se para bens arquitetônicos com enfoque em estruturas e características físicas, atualmente contemplando a diversidade do ser humano. Dessa forma, esse estudo se propôs a pesquisar questões que envolvem história de mulheres, patrimônio cultural e espaço democrático de memórias, averiguando vestígios [ou não?] existentes pela cidade reveladoras da presença e diversidade de gênero e racial. Para tanto, como procedimento metodológico, classifica-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa. Novos tempos emergiram de lutas e conquistas acerca de demandas, sobretudo sociais e políticas, que reverberam para os vulneráveis e garantem direitos humanos, ampliando a noção de patrimônio cultural e se constituindo como processo de ensinar e aprender.

     

  • Palavras-chave
  • História de mulheres. Patrimônio cultural e Educação. Espaço democrático de memórias. Diversidade de gênero e racial. Montes Claros.
  • Área Temática
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
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  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
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  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
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  • Saberes e práticas docentes.

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