Os vídeos se tornam uma fonte de comunicação importante quando assumem o papel de material educativo. Na educação o papel de recurso lhe foi atribuído, principalmente, durante e pós pandemia (COVIDE 19). Na atualidade há uma crescente procura dos acadêmicos pelos vídeos como uma fonte de busca do conhecimento. Levando isso em consideração e com base à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) segundo Richard Mayer, este trabalho teve como objetivo: investigar possíveis indicadores para avaliar vídeos utilizados para o ensino de programação sob a ótica da aprendizagem. A pesquisa de cunho quanti-quali utilizou-se da metodologia da pesquisa documental, bibliográfica e questionários aplicados a acadêmicos da Computação. Os acadêmicos buscam aprender programação por meio de vídeos, porém, é necessário ter requisitos quando se almeja/planeja a aprendizagem significativa deste conteúdo que apresenta muitos desafios e altos índices de reprova.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica