REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

  • Autor
  • Fernando Pereira Rodrigues
  • Co-autores
  • Adilson Ribeiro de Oliveira
  • Resumo
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    Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais apresentam um modelo de implementação novo no processo formativo, atuando nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT). Nesse contexto, encontram-se os docentes que muitas vezes atuam como um “ser polivalente” em meio às diversas realidades presentes nesses espaços formativos. Tal fato é muito comum, quando se observa a realidade dos cursos técnicos em que muitos profissionais não possuem licenciatura para o exercício de tal função (OLIVEIRA, 2020). Como objetivo geral, pretende-se compreender de que forma as representações sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) moldam a constituição identitária docente no âmbito dos Institutos Federais. A proposta de pesquisa visa investigar esse docente “polivalente” que caminha pelos diversos níveis e modalidades da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, analisando os discursos e percursos desses sujeitos, assim como a sua constituição identitária. Como aporte teórico, ampara-se nas bases conceituais da EPT; Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005), Moura (2014) e Saviani (2007), na Teoria das Representações Sociais; Moscovici (2015), Jodelet (1990) e Sá (1998), na Teoria do Núcleo Central; Abric (1976) e nas teorias da constituição identitária; Dubar (2006), Hall (2006), Pimenta (2012) e Bauman (2005). Para o desenvolvimento da pesquisa, serão utilizados dois questionários eletrônicos, sendo o Questionário sociocultural (QSC) e o Teste Associação Livre de Palavras (TALP). Havendo necessidade de obtenção de dados adicionais por parte do pesquisador, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes que se prontificarem. No tocante à análise dos dados, será empregado o software Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Evocations (EVOC) com a técnica do quadrante de Vergès (2002), por meio de uma abordagem qualitativa; Brasileiro (2021). Como proposta concreta deste estudo, propõe-se um e-book dinâmico e como proposta secundária uma animação interativa que colabore com a compreensão sobre a identidade do profissional do “ser docente”. Além do objetivo anteriormente mencionado, vislumbra-se ainda que a pesquisa contribua com outros pesquisadores no intuito de consolidar e contribuir com a compreensão do trabalho desempenhado pelo profissional docente em outras instituições.

     

     

  • Palavras-chave
  • Representações Sociais. Constituição Identitária Docente. Educação Profissional e Tecnológica.
  • Área Temática
  • Educação e tecnologias
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