Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais apresentam um modelo de implementação novo no processo formativo, atuando nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT). Nesse contexto, encontram-se os docentes que muitas vezes atuam como um “ser polivalente” em meio às diversas realidades presentes nesses espaços formativos. Tal fato é muito comum, quando se observa a realidade dos cursos técnicos em que muitos profissionais não possuem licenciatura para o exercício de tal função (OLIVEIRA, 2020). Como objetivo geral, pretende-se compreender de que forma as representações sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) moldam a constituição identitária docente no âmbito dos Institutos Federais. A proposta de pesquisa visa investigar esse docente “polivalente” que caminha pelos diversos níveis e modalidades da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, analisando os discursos e percursos desses sujeitos, assim como a sua constituição identitária. Como aporte teórico, ampara-se nas bases conceituais da EPT; Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005), Moura (2014) e Saviani (2007), na Teoria das Representações Sociais; Moscovici (2015), Jodelet (1990) e Sá (1998), na Teoria do Núcleo Central; Abric (1976) e nas teorias da constituição identitária; Dubar (2006), Hall (2006), Pimenta (2012) e Bauman (2005). Para o desenvolvimento da pesquisa, serão utilizados dois questionários eletrônicos, sendo o Questionário sociocultural (QSC) e o Teste Associação Livre de Palavras (TALP). Havendo necessidade de obtenção de dados adicionais por parte do pesquisador, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes que se prontificarem. No tocante à análise dos dados, será empregado o software Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Evocations (EVOC) com a técnica do quadrante de Vergès (2002), por meio de uma abordagem qualitativa; Brasileiro (2021). Como proposta concreta deste estudo, propõe-se um e-book dinâmico e como proposta secundária uma animação interativa que colabore com a compreensão sobre a identidade do profissional do “ser docente”. Além do objetivo anteriormente mencionado, vislumbra-se ainda que a pesquisa contribua com outros pesquisadores no intuito de consolidar e contribuir com a compreensão do trabalho desempenhado pelo profissional docente em outras instituições.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica