ABORDAGEM DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

  • Autor
  • Gilcilene Santos Chaves
  • Co-autores
  • Mário André de Freitas Farias
  • Resumo
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    O presente trabalho tem como intenção discorrer sobre os estudos e discussões sobre o Pensamento Computacional (PC) como estratégia na aprendizagem da matemática. A matemática possui relatos da dificuldade de entendimento e compreensão na resolução de problemas, por essa razão a utilização do PC pode servir como uma alternativa no ensino – aprendizagem e estimulo do raciocínio da matemática. A pesquisa tem por objetivo geral propor atividades baseada no pensamento computacional com auxílio do Scratch no ensino de matemática, e os objetivos específicos: a) realizar a revisão de literatura sobre a aplicação do pensamento computacional, b) desenvolver um guia como recurso de ensino e aprendizagem no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), c) aplicar o Produto Educacional (PE) e avaliar a sua aplicação no desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional. A pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, utilizará aplicação de questionários sendo o de diagnóstico para avaliar o entendimento sobre o PC e o de avaliação após aplicação do PE, sendo a amostra a turma do 2° ano do Curso Técnico Integrado de Alimentos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) campus Aracaju. O Pensamento Computacional foi inserido na educação como um recurso a ser utilizado na contextualização em diversas áreas do conhecimento, como prática que estimule o raciocínio lógico e resolução de problemas e atendam as habilidades e competências da BNCC, dentre elas a aprendizagem da matemática e de situação-problema do cotidiano. A sua inclusão na educação é como forma de estimular nos alunos a criatividade, o senso crítico, a análise de questões propostas tornando-os protagonistas da sua aprendizagem além do incentivo à coletividade na resolução das atividades quando for proposto trabalhos em grupos. Essa abordagem de situações extraídas do cotidiano e sejam postas em prática traz para o aluno a possibilidade de visualizar a situação e possa ter uma melhor clareza e compreensão em sua resolução. O percurso para análise e resolução do que for proposto no âmbito da educação, será desenvolvido de forma plugada que faça uso de componentes digitais como softwares, jogos, aplicativos, nessa pesquisa utilizaremos o Scratch. O PC é dividido em quatro pilares: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos (BRACKMANN, 2017). Consta no eixo tecnológico da BNCC (BRASIL, 2017), aprovado recentemente as diretrizes sobre a computação na educação básica através de resolução, e a partir de 2021 o PNLD lançou chamada para garantir o desenvolvimento do PC nos livros didáticos a serem lançados a partir de 2023 que devem abordar o tema. No Brasil vem crescendo na última década pesquisas e publicações nessa área, mas na sua maioria estão condicionados a trabalhos internacionais, já no âmbito da educação ainda é pouco utilizado.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem Matemática, Pensamento Computacional, Scratch
  • Área Temática
  • Educação e tecnologias
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