"A CONTRIBUIÇÃO DO NAP PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO 9°ANO”.

  • Autor
  • Izabella Leal Paulino
  • Co-autores
  • Iara Maria Soares Costa da Silveira
  • Resumo
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    O trabalho aborda a importância do Núcleo de Atividades para a promoção da Cidadania (NAP) na formação de estudantes da educação básica. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados a alunos da Educação Básica do  9º ano de  escolas públicas que frequentam o NAP na Universidade Estadual de Montes Claros. Os resultados indicaram que as aulas de Geografia do NAP contribuem para a formação cidadã dos alunos, que passam a ter maior consciência da sua realidade e dos problemas sociais e ambientais. Além disso, os alunos destacaram a importância da inserção social das instituições educacionais para a democratização do conhecimento. A pesquisa está relacionada com o XIV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação - COPED, que tem como tema a importância das instituições educacionais na inserção social e na democracia. O estudo reforça a importância do NAP como uma ferramenta pedagógica para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

     

  • Palavras-chave
  • NAP, educação, Geografia, ENEM, formação cidadã.
  • Área Temática
  • Educação inclusiva.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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