O trabalho aborda a importância do Núcleo de Atividades para a promoção da Cidadania (NAP) na formação de estudantes da educação básica. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados a alunos da Educação Básica do 9º ano de escolas públicas que frequentam o NAP na Universidade Estadual de Montes Claros. Os resultados indicaram que as aulas de Geografia do NAP contribuem para a formação cidadã dos alunos, que passam a ter maior consciência da sua realidade e dos problemas sociais e ambientais. Além disso, os alunos destacaram a importância da inserção social das instituições educacionais para a democratização do conhecimento. A pesquisa está relacionada com o XIV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação - COPED, que tem como tema a importância das instituições educacionais na inserção social e na democracia. O estudo reforça a importância do NAP como uma ferramenta pedagógica para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica