O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CENAS FÍLMICAS: UMA LEITURA MULTIMODAL CRÍTICA

  • Autor
  • Maria Gabriela de Souza
  • Co-autores
  • Samuel Parrela Braga , Emanuel Teixeira da Silva
  • Resumo
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    A capacidade de ler e de compreender com criticidade discursos multimodais, veiculados em diferentes mídias, pode ser definida como uma necessidade essencial demandada pela sociedade transformada pela tecnologia e pela informação. Nessa perspectiva, este trabalho, parte do projeto de iniciação científica O Gênero Filme como Atividade Sociossemiótica na Mídia Digital (edital PRP 7/2022), desenvolvido na Unimontes, tem como objetivo a melhoria da proficiência leitora de alunos da educação básica, na compreensão de diferentes recursos sígnicos projetados em duas cenas fílmicas de “Minari: em busca da felicidade” (2020). Assim é que, na contemporaneidade, cada vez mais, somos submetidos a diferentes multimodos de língua (gem), para os quais devemos nos preparar para ser capaz de realizar uma análise crítico-reflexiva, como exercício pleno da cidadania. Para atingir a esse objetivo, este estudo contempla aportes teórico-metodológicos da Semiótica Social, de modo específico, da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014 [2004]), a partir do nível extralinguístico, e da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2021 [1996]), na qual se sobrelevam os significados representacionais, interacionais e composicionais selecionados. A pesquisa é bibliográfica, com os dados analisados qualitativamente, em consonância com semioses visuais registradas nas duas cenas narrativas selecionadas, na consideração da importância dos contextos de situação e de cultura. Justifica-se este trabalho pela demanda de formação social crítico-reflexiva de alunos sobre os diferentes usos da língua (gem) e os propósitos comunicativos a que ela se serve. Os resultados apontam para a aplicabilidade da Gramática do Design Visual na interpretação dos significados e intenções imbricados em textos imagéticos. Com isso, conclui-se que o exercício analítico-interpretativo de gêneros multimodais na educação básica contribui para o letramento visual, indispensável na atualidade, já que as interações sociais sofrem influências dos recursos multisemióticos, como gestos, olhares, cores, contrastes, posições, entre outros, na produção de complexos semânticos, sobretudo quando veiculados ao ambiente midiático, como nos filmes.

  • Palavras-chave
  • Filmes, Letramento Visual, Multimodalidade
  • Área Temática
  • Alfabetização e letramento.
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