POR UMA LEITURA DISCURSIVO-CRÍTICA DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA

  • Autor
  • Samuel Parrela Braga
  • Co-autores
  • Brenda Nayara Rodrigues Costa , Maria Gabriela de Souza
  • Resumo
  • Na sociedade da informação, uma autonomia em leitura e capacidade crítica são essenciais à formação e atuação de alunos e professores da educação básica e de acadêmicos do Curso de Letras Português, com vistas ao efetivo exercício crítico-reflexivo da cidadania, com capacidade para observar a realidade social do mundo e nela intervir. Em que pese isso, dados estatísticos revelam a baixa proficiência leitora da população brasileira. Sobreleva-se, nesse contexto, a leitura crítica do discurso publicitário, em que imagens (re)produzem valores, crenças e ideologias, com novas demandas de interpretação, mesclando palavras com imagens, cores, olhares etc., requerendo leituras específicas e contextualizadas. Isso posto, o objetivo desta pesquisa de iniciação científica voluntária, em andamento, do projeto Discurso e Mudança social: construção da identidade da mulher  em anúncios de cerveja, desenvolvido na Unimontes, é analisar o modo como o discurso publicitário busca construir a imagem da mulher, à luz da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1983; 2001; 2003; RESENDE; RAMALHO, 2006; 2011), com fundamentos na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2014), para desenvolver uma leitura crítica. Justifica-se porque existe uma ligação entre conhecimento, linguagem, discurso e poder, de forma que os efeitos do discurso são planejados pela linguagem e por outras fontes multissemióticas, para os quais professores e alunos devem se preparar, no entendimento de relações ideológicas, de conexões entre relações de poder e recursos linguísticos; na reflexão sobre mudanças sociais etc., o que contribui para a leitura crítica, com a formação da autonomia, da emancipação e da cidadania participativa.  Metodologicamente, numa investigação qualitativa, os posts publicitários são analisados interpretativamente, evidenciando a linguagem como significação (acional, representacional e identificacional), revelando, pela condução da atuação crítica do leitor no mundo, com ação e percepção dele, a necessidade de interpretação de múltiplas semioses no processo de ensino-aprendizagem. Como resultados, esperamos contribuir para a habilidade de interpretação de sentidos e de ideologias, permitindo múltiplas leituras, a exemplo da percepção da intencionalidade publicitária e da linguagem como um sistema multifuncional, o qual representa a realidade, ordena as relações sociais e estabelece identidades. Portanto, a análise sociossemiótica proposta possui um relação com a perspectiva educacional linguística, pois procura, pela investigação social do uso e da funcionalidade da língua (gem), amplificar a criticidade, percepção e conscientização de alunos e professores, para que consigam interpretar os discursos, em espaços cibernéticos e reais, em meio às transformações sociais, políticas e culturais, na busca da desnaturalização de relações de poder, de uma sociedade mais justa, humana e igualitária.

  • Palavras-chave
  • Discurso. Educação. Linguagem. Publicidade.
  • Área Temática
  • Alfabetização e letramento.
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