GEOTECNOLOGIA A SERVIÇO DOS GERAIZEIROS: RECONHECIMENTO REGIONAL SINÓPTICO E SEU POTENCIAL TRANSFORMADOR NO SERTÃO

  • Autor
  • Adalberto Vinicius Fernandes
  • Co-autores
  • Marcos Esdras Leite
  • Resumo
  •  

    Os avanços técnico-científicos e a expansão do capitalismo, atualmente através da Indústria 4.0, são agentes transformadores do Espaço, das Relações Sociedade-Natureza e dos Territórios. Urge a necessidade de criar estratégias de reprodução social, neste momento do pós-modernismo, que acrescentem aos modos tradicionais dos povos sertanejos. Os objetivos da pesquisa são: fortalecer o pertencimento e a identidade catrumana, principalmente de crianças e adolescentes. Por meio da exploração remota do Alto Rio Pardo, utilizando sensores em órbita no espaço sideral e criando Sistemas de Informação Geográfica aplicáveis às realidades, traçando paralelos dos tempos pretéritos aos atuais. Partindo do reconhecimento sinóptico da Região, haverá processos de ensino-aprendizagem com o intuito de municiar a autoestima das comunidades escolares de acordo com os registros da riqueza geológica, hidrográfica, climatológica e biogeográfica, que se torna cada vez mais frágil diante do êxodo rural e da ausência de políticas públicas protecionistas versus a especulação capital externa. O referencial teórico será norteado pela introdução ao sensoriamento remoto (Rosa, 2003) e seus conceitos, ligando a Geografia Física e o Geoprocessamento à aplicação no Ensino Básico (Fonseca e Mendonça, 2015); (Fonseca et al., 2017). Quanto às discussões culturais, de identidade e de formação, nos apoiaremos em Henning (2021); e Amaral (2003). A metodologia será embasada em revisão bibliográfica e oficinas práticas. Espera-se, tendo em vista a complexa e bela fenomenologia geraizeira, avanços na busca pela autonomia e pelo desenvolvimento regional norte mineiro com os adventos da geotecnologia a serviço do povo. O Laboratório de Geoprocessamento da UNIMONTES gera dados diversos de: uso e ocupação do solo, índices de vegetação, áreas susceptíveis à erosão e ao assoreamento, espacialização dos riscos de queimadas, dinâmica climática e hidrográfica etc. Estas informações devem ser utilizadas pelas comunidades, crucialmente, tornando-se este estudo uma ferramenta indispensável nas tomadas de decisões das populações e do Estado na criação de políticas públicas do Alto Rio Pardo.

  • Palavras-chave
  • Educação, geoprocessamento, Alto Rio Pardo, sensoriamento remoto, região
  • Área Temática
  • Educação e tecnologias
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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