PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENFERMEIRO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR: DESVELANDO OS SABERES DOCENTES NA SUA PRODUÇÃO
Luis Fernando Bogéa Pereira
Universidade Federal do Maranhão
Luis.fernando@ufma.br
Maria Alice Melo
Universidade Federal do Maranhão
Ma.melo@terra.com.br
Palavras-chave: Prática Pedagógica; Educação; Enfermagem; Professor.
RESUMO
JUSTIFICARIVA E PROBLEMA: No âmbito da especificidade, o papel da educação é a socialização do saber sistematizado, necessário à formação da humanidade em cada indivíduo singular, produzida deliberada e intencionalmente, através de relações pedagógicas historicamente determinadas que dependem do conhecimento das possibilidades objetivas que só podem ser visibilizadas pela prática pedagógica. (SAVIANI, 2011). Assim, questionamos como e em que circunstâncias históricas, ontológicas e epistemológicas se dá a produção da prática pedagógica do enfermeiro professor no ensino superior? OBJETIVOS: Analisar a produção da prática pedagógica do enfermeiro professor no ensino superior em suas condições históricas, ontológicas e epistemológicas, bem como os saberes que a orientam e a fundamentam. REFERENCIAL TEÓRICO: Os autores assumem a orientação da Pedagogia Histórico-Crítica, que tem em Dermeval Saviani seu principal idealizador, enquanto uma proposta pedagógica, contra-hegemônica, a favor dos interesses da classe dos trabalhadores, inicialmente chamada Pedagogia Revolucionária e depois denominada de Pedagogia Histórico-Crítica, centrada na matriz filosófica do Materialismo Histórico e Dialético (SAVIANI, 2011). Além disso recorreremos a outros autores na linha de produção, consolidação e defesa da Pedagogia Histórico-Criítica, enquanto caminho de resistência ativa aos ideários do neoliberalismo PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Os pressupostos teórico-metodológicos que alicerçarão a presente proposta de investigação serão os da Teoria Pedagógica Educacional Histórico-Crítica e do Método Dialético (NETTO, 2011). O estudo tem como campo empírico um curso de enfermagem de uma Universidade pública do Nordeste brasileiro e integram o quadro de participantes 15 (quinze) professores. Na produção de informações lançaremos mão da pesquisa bibliográfica, tipo estado da questão. Na coleta de dados serão empregados a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Os dados serão interpretados à luz da proposta de análise dialética núcleos de significação. RESULTADOS PARCIAIS: Estudo em andamento com a premissa de que a prática pedagógica do enfermeiro professor no ensino superior orienta-se pelo modelo dos conteúdos culturais-cognitivos, centrada na racionalidade técnica-instrumental e com eixo de maior valor para a pesquisa e defesa de uma nova configuração dessa prática pedagógica, com orientação e fundamentação no método pedagógico da Pedagogia Histórico-Crítica, dando-lhe o caráter de práxis revolucionaria e de resistência ao projeto educativo neoliberal, voltado para a mercadorização do ensino superior. A pesquisa encontra-se autorizada institucionalmente e aprovada pelo Comitê de ética e Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão sob parecer 5.984.499. RELAÇÃO COM O OBJETO DE ESTUDO E COM A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E GT: À medida que problematiza e produz debates sobre questões específicas da educação superior, sinalizando desafios e apontando perspectivas e possibilidades outras para o exercício da docência no ensino superior com repercussões na transformação da realidade social REFERÊNCIAS: SAVIANI, DERMEVAL. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. NETTO, JOSÉ PAULO. Introdução ao estudo do método de Marx. 1ª ed. São Paulo – SP: Expressão Popular, 2011.
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