O contexto educacional vê-se permeado por realidades diversas, assim este trabalho torna-se relevante por dar visibilidade a uma parcela da sociedade que, apesar de frequentar escola, não tem direito a práticas e relações educacionais que propiciem seu desenvolvimento na íntegra. Nesse sentido emerge o problema: Qual a representação da educação no conto “O meu semelhante”, de Teolinda Gersão (2020)?. Como objetivo pretende-se analisar o direito à educação sob a perspectiva do enredo desenvolvido no conto em questão. No enredo, a personagem Ricardina, mãe, doméstica, sobrecarregada, e por ter que dedicar-se exclusivamente ao trabalho, não tem tempo para estar presente na vida escolar dos filhos, nem refletir sobre o papel da educação na vida dos mesmos, assim o processo educacional é visto, simplesmente, como uma obrigação cotidiana, conforme se vê na fala da personagem: “[...] me levanto às cinco e meia, ver se os rapazes fizeram os deveres da escola, pôr roupa a lavar e ouvi-los bulhar um com o outro, até eu me zangar com eles” (GERSÃO, 2020, p. 51). Para o desenvolvimento deste trabalho será utilizada a pesquisa bibliográfica, onde o corpus em questão será analisado à luz da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) 9394/96, conhecida popularmente como Lei Darcy Ribeiro, que prevê o direito à educação e, dentre outros aspectos, a parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral do discente. Depreende-se com o exposto que, famílias que se encontram em vulnerabilidade econômica, que cumprem uma carga horária de trabalho excessiva para manter o lar, apesar de terem seus filhos na escola, não conseguem acompanhá-los como esperado, o que evidencia a necessidade da presença ativa da família para que o processo educacional seja exitoso. Ante o exposto, o presente trabalho propõe uma reflexão acerca da educação e a LDB, no que tange o direito ao ensino igualitário, assim vincula-se ao Grupo de Trabalho “Políticas públicas, Gestão da Educação e Currículo”, tornando-se relevante por propiciar um espaço de discussão sobre a relevância do vínculo entre escola e família para a efetivação do direito à educação.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica