VIVÊNCIAS DA MONITORIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Luziete Alves Paiva
  • Resumo
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    Resumo – Relato de Experiência

    Este trabalho trata-se de um relato de experiência de monitoria ocorrido durante a realização do estágio curricular supervisionado em turmas do Ensino Fundamental. O objetivo do trabalho é analisar o papel da experiência de monitoria para a formação docente inicial e para o público alvo atendido.

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    O estágio curricular supervisionado é um componente obrigatório dos cursos de licenciatura.    Durante o estágio, o (a) graduando(a) cumpre algumas atividades tais como a caracterização do espaço escolar, observação das aulas do(a) professor(a) regente, monitoria, desenvolvimento de projetos de intervenção e regência de aulas.

     

    Problema norteador e objetivos

    O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da experiência de monitoria para a formação docente inicial e para o público alvo atendido.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Para realização do estudo utilizou-se a pesquisa participante no qual analiso minhas vivências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em História em turmas de ensino integral dos anos finais do Ensino Fundamental. De acordo com Gil (2008, p.31), “tanto a pesquisa-ação quanto a pesquisa participante se caracterizam pelo envolvimento dos pesquisadores e dos pesquisados no processo de pesquisa”.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    Quando falamos de monitoria existe uma significação compartilhada de que a monitoria é principalmente uma atividade de resolução de dúvidas dos estudantes. “Ela também apresenta outras significações manifestadas, como a de apoio ao docente e melhoria no desempenho dos estudantes e consequentemente da instituição” (VIEIRA, 2019, p. 55). Para Natário (2001), a gravidade desta situação não está em o monitor desempenhar essas atividades, mas em sua atividade como monitor se restringir à estas funções.

    Para Faria (2010), a monitoria é essencialmente uma atividade colaborativa, não devendo ser entendida como ajuda ou como cooperação no sentido de auxílio na execução de tarefas. Para que ocorra a colaboração é necessário que as partes envolvidas tenham uma participação ativa.

     

    Resultados da prática

    Entre as atividades desenvolvidas durante a monitoria destaco: a elaboração de material complementar para estudantes do A.E.E; auxílio na resolução de atividades e provas em sala de aula; apoio para realização de pesquisas no laboratório de informática; orientações para escrita de texto;  aula expositiva; aula prática/oficina de arte rupestre e Dia dos Povos Indígenas; desenvolvimento e aplicação de atividades lúdicas - bingo histórico e jogo da memória. As atividades não ficaram restritas ao apoio ao docente e melhoria do desempenho dos estudantes. Em algumas atividades houve uma participação ativa e colaboração na atividade didático-pedagógica do professor.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o Grupo de Trabalho do COPED

    Discutir as atividades que integram o estágio curricular supervisionado é de suma importância para a formação docente. Algumas das minhas ações na monitoria já é fruto dessa discussão inicial realizada em sala de aula na universidade. É preciso pensar a monitoria como atividade de participação e não apenas de auxiliar o professor.

     

    Considerações finais

    Foi uma experiência enriquecedora, que me permitiu aprimorar minhas habilidades de ensino e aprendizado, além de contribuir para a aprendizagem dos estudantes na disciplina que eu monitorava. 

     

  • Palavras-chave
  • Estágio; Monitoria; Relato de experiência
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
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