PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL PARA O LETRAMENTO MULTIMODAL

  • Autor
  • Maria Clara Gonçalves Ramos
  • Co-autores
  • Arlete Ribeiro Nepomuceno , Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho
  • Resumo
  • Pesquisa realizada com o objetivo de apresentar aportes teóricos para embasar o planejamento de uma oficina de leitura do gênero multimodal tirinha, a ser desenvolvida com alunos do nono ano do ensino fundamental, no âmbito do projeto “A Promoção do Ensino-Aprendizagem da Leitura de Textos Midiáticos Multimodais na Educação Básica”. Considerando que o gênero tirinha é construído por meio de um discurso multimodal imagético no qual são utilizados diversos modos de construção dos sentidos, o aporte teórico de sustentação é a Gramática do Design Visual, na qual Kress e van Leeuwen (1996 [2006]), apresentam estudos para letramentos e visualidade. De cunho bibliográfico, a pesquisa responde quais aspectos devem ser considerados na leitura do gênero tirinhas, com vistas a proporcionar o multiletramento. É justificada pelo interesse em colaborar com a melhoria da competência leitora dos alunos que frequentam o Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania na Unimontes. Os resultados parciais apontam que a leitura de tirinhas deve, para além da exploração do sistema linguístico, levar em conta diferentes semioses determinantes dos sentidos das imagens que as compõem. Por exemplo, a presença de marcadores que corroboram e direcionam a função social e cultural de sentidos das estruturas composicionais imagéticas, tais como a escala de matizes de cores, na qual o foco é o exame das cores presentes nas imagens – se há várias cores, se elas são intensas, opacas, frias ou quentes – e a escala de tipografias, que alerta para as fontes e os tamanhos que elas possuem no texto, se estão em caixa alta ou baixa, se estão todas iguais ou não e, ainda, (a saturação, diferenciação e modulação), a contextualização (profundidade e localização da imagem); representação (sentidos culturais já atribuídos); luz e sombra (que podem indicar diferentes relevâncias); brilho (como recurso que acentua ou atenua as cores). Fica evidente que são muitos os aspectos que devem ser considerados na leitura do gênero tirinhas, se se quer proporcionar o multiletramento dos alunos.

  • Palavras-chave
  • Multiletramento, Leitura, Estruturas composicionais imagéticas.
  • Área Temática
  • Alfabetização e letramento.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica