RECEITA E DESPESA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS (1835-1889)

  • Autor
  • Aparecido Pereira Cardoso
  • Resumo
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    As políticas públicas de escolarização na província de Minas Gerais foram marcadas por descontinuidades em razão das diversas dificuldades, dentre as quais pode-se apontar: carência de mobiliário e edifícios apropriados, exiguidade de docentes devidamente habilitados, inspeção escolar insuficiente e ineficaz e elevados índices de evasão decorrentes da pobreza generalizada das famílias (FARIA FILHO; RESENDE, 2001). O investimento público na educação mineira oitocentista ainda não foi estudado, e em decorrência dessa lacuna muito pouco se sabe acerca dos recursos aplicados na manutenção e funcionamento dos educandários. Nesse sentido, alguns estudiosos chegaram a afirmar categoricamente que o governo da província não alocava verbas para as escolas públicas (FARIA FILHO; RESENDE, 2001, p. 95-97; ANDRADE; GODOY, 2008). Diante de tal lacuna, a pesquisa tem por escopo geral o estudo dos recursos financeiros aplicados na instrução pública da província de Minas Gerais entre 1835 e 1889 a partir dos dados presentes nos orçamentos anuais, receitas e despesas, balancetes financeiros, legislação, prestações de contas e relatórios dos delegados de instrução e presidentes de província. A pesquisa investigará a execução das políticas públicas educacionais formuladas pelo governo mineiro, analisando os percentuais de gastos (manutenção, salários, materiais escolares, mobiliário, etc.) no quadro geral de despesas e por região da província, identificando os dispêndios e as prioridades na aplicação dos recursos públicos.

     

  • Palavras-chave
  • instrução pública; receita e despesa; políticas públicas; investimento governamental
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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